quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

COMBATE ÀS FRAUDES: Operação em Alagoas desarticula quadrilha que fraudava benefícios previdenciários

Publicado: 15/12/2015 09:34, Última modificação: 15/12/2015 13:48
Da Redação (Brasília) – A Força Tarefa Previdenciária desarticulou, na manhã desta terça-feira (15), em Alagoas, uma quadrilha envolvida na fraude de, pelo menos, 39 benefícios, entre pensões por morte e salários maternidade. Foram cumpridos 27 mandados de busca e apreensão e 32 de condução coercitiva em várias cidades do estado.
O Ministério do Trabalho e Previdência Social, por meio da Assessoria de Pesquisa Estratégica e de Gerenciamento de Risco (APEGR), identificou inicialmente a irregularidade nesses benefícios, mas outros 70 com suspeita de fraude serão ainda apurados pela Polícia Federal.
As investigações apontaram indícios de envolvimento de servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), intermediários e presidentes de sindicatos rurais. Basicamente o esquema consistia na falsificação de documentos (certidão de casamento, nascimento, óbito, contratos de comodato, ficha de sindicatos rurais e declaração de exercício de atividade rural) com o objetivo de simular a qualidade de trabalhador rural do instituidor da pensão por morte ou da beneficiária de salário maternidade.
A preferência pelo benefício de pensão por morte foi pelo fato de que quando o instituidor da pensão deixa dependentes menores de dezoito anos, contra eles não corre a prescrição, sendo então devidos todos os valores que deveriam ter sido pagos desde a data do óbito. Assim, o pedido feito vários anos depois do óbito do instituidor gera elevados valores que devem ser pagos pelo INSS a título de “retroativos” ou “atrasados”.
Leia masi....

Seguro contra Acidentes de Trabalho arrecada R$ 27 bilhões anuais
Publicado: 11/12/2015 19:24Última modificação: 11/12/2015 19:24
Da Redação (Brasília) – O Seguro contra Acidentes de Trabalho (SAT) já avançou bastante no Brasil. A implementação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), em 2009 – um multiplicador que individualiza a alíquota do SAT e incentiva as empresas que investem em processos produtivos seguros – é uma dessas melhorias. Outra conquista é a inclusão de informações sobre a saúde e segurança do trabalhador no eSocial. A partir de 2017, todas as empresas serão obrigadas a usar a ferramenta, o que vai aprimorar a gestão da informação.
Para Marco Pérez, diretor do Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério do Trabalho e Previdência (MTPS), “mesmo com tantos avanços, ainda há muito o que melhorar, e a cobertura do SAT é o primeiro ponto a ser pensado quando se discute o aprimoramento do seguro no Brasil”.
Questões como o caráter tributário do SAT e o custeio dos benefícios acidentários foram alguns temas em debate durante o último dia do 2o Seminário Internacional sobre os Sistemas de Seguro contra Acidentes de Trabalho no Brasil e na Itália: custeio, benefícios e relação com o eSocial, nesta sexta-feira (11). A forma como os R$ 27 bilhões anuais arrecadados pelo SAT devem ser usados e como as empresas devem custear os benefícios acidentários também foram temas de discussão durante o seminário.
Leia mais....

Encontro acontece nos dias 10 e 11 de dezembro, em Brasília
Publicado: 10/12/2015 14:40, Última modificação: 10/12/2015 14:40
Da Redação (Brasília) – O custeio do Seguro contra Acidentes de Trabalho (SAT) no Brasil e na Itália, necessidades de aprimoramento no modelo brasileiro e os problemas atuais para a concessão e o reconhecimento dos benefícios de natureza acidentária e da aposentadoria especial. Esses são alguns dos temas em debate durante o 2o Seminário Internacional sobre os Sistemas de Seguro contra Acidentes de Trabalho no Brasil e na Itália: custeio, benefícios e relação com o e-Social que teve início nesta quinta-feira (10), em Brasília.
Na abertura do evento, promovido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), o assessor especial de Previdência Social, Marcelo Siqueira, lembrou que é obrigação do governo “criar políticas públicas que preparem as instituições não só para reparar o trabalhador, mas também para prevenir os acidentes de trabalho”.
O Seminário faz parte das atividades previstas no Acordo de Cooperação Internacional do Programa para Coesão Social na América Latina – EUROsocial. Palestrantes do Brasil e da Itália apresentaram um panorama da situação dos acidentes de trabalho em cada país, com o objetivo de trocar experiências e focar em propostas de melhorias.
Desde 2013, o MTPS, por meio do Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional (DPSSO), vem aprofundando os estudos sobre o método do SAT no Brasil.
Leia mais....
.

Publicado: 10/12/2015 09:09
Última modificação: 10/12/2015 09:11
Da Redação (Brasília) – Quatro pessoas foram presas, na manhã desta quinta-feira (10), acusadas de fraudar benefícios de seguro-desemprego. Uma delas é um agente do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Além das prisões, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão e dois contadores foram suspensos das atividades. A ação faz parte da Operação Mandacaru, da Força Tarefa Previdenciária, realizada nas cidades gaúchas de Novo Hamburgo e Nova Santa Rita.
As investigações tiveram início em setembro deste ano. Nos levantamentos, foi identificado que a organização criminosa utilizava empresas inativas para inserir vínculos empregatícios falsos. Ainda em setembro, verificou-se que haviam sido encaminhadas Guias de Recolhimento do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social (GFIPs) de um elevado número de funcionários para seis empresas. Logo em seguida, a quadrilha confeccionava as rescisões de contrato de trabalho desses empregados e encaminhava os requerimentos de seguro desemprego para uma única agência do SINE, a de Nova Santa Rita.
Leia mais....

RPPS: Previdência abre consulta pública para modernização da gestão dos Regimes Próprios. Manual do Programa de Gestão dos Regimes Próprios já está disponível para consulta
Publicado: 09/12/2015 17:04, Última modificação: 10/12/2015 19:34
Da Redação (Brasília) – A Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPPS) lançou nesta quarta-feira (9), por meio da Portaria nº 3/2015, a versão inicial do manual do Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão. Além de disponibilizar o manual, a Previdência também abriu processo de consulta pública para apresentação de dúvidas, críticas e sugestões pelos interessados.
A consulta pública estará aberta de 10 de dezembro de 2015 a 20 de fevereiro de 2016 e as manifestações serão recebidas pelo e-mail: progestao.rpps@previdencia.gov.br. O Manual do Pró-Gestão RPPS  encontra-se disponível para consulta na página da Previdência Social na Internet.


Leia mais no
Gex/ANASPS
.
Ano XIV, Edição 713

Brasília, 16 de Dezembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário