quinta-feira, 3 de setembro de 2015

ANASPS URGENTE 49
BRASILIA, 04.09.2015

Relatório da Audiência no MPS ,com o ministro Carlos Gabas. Brasília, 31 de agosto de 2015, Horário: 15:00 horas. Comando de Greve dos servidores do INSS recomenda fortalecimento do movimento

            Na abertura da audiência a representação dos trabalhadores reapresentou o conjunto da pauta dos servidores do INSS, detalhando ponto a ponto, em especial as 30 horas para todos, assim como, a questão do plus salarial em face da fala do Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento Sérgio Mendonça sobre a existência de previsão no Orçamento da União de R$1 bilhão de Reais para reestruturação das carreiras dos servidores do Poder Executivo, que portanto poderia utilizar uma parcela destes valores para os servidores do INSS.

            Foi realizada uma abordagem que segundo o movimento um dos principais entraves para se chegar um acordo entre as entidades sindicais e o Governo é questão do reajuste plurianual de quatro anos, então foi feito um apelo que seja revista esta posição no sentido de chegar a uma proposta de reajuste salarial no máximo de 02 anos.

            Outro ponto que foi debatido foi o que versa sobre a questão da suspensão do REAT, as entidades pediram que seja realizado um debate no âmbito do INSS com a participação das entidades sindicais para que seja construída uma proposta detalhada de como ficaria esta questão na prática. Em resposta o Ministro da Previdência Carlos Gabas disse que será agendada uma audiência para quarta-feira(02/09), às 18:00 horas para que seja debatida as questões especificas no âmbito do INSS, inclusive, com a participação da Presidenta do INSS.

            As entidades sindicais reclamaram sobre o recuo na proposta de enquadramento dos servidores em razão da mudança do prazo das progressões de 18 meses para os 12 meses, que o governo já havia aceitado e que no oficio enviado pela SRT/MPOG tratou apenas da mudança de prazo, sem fazer nenhuma menção ao enquadramento propriamente dito, o que para nós é inaceitável, ao termino deste debate acertou-se deste tema ser novamente abordado na próxima audiência.

            Já em relação as 30 horas o governo foi taxativo em dizer que não tem como avançar mais em função da posição contrária da Casa Civil da Presidência da República.

            Ao termino da audiência o Ministro Gabas informou que iria naquele momento encontrar o com Secretário de Relações de Trabalho Sérgio Mendonça para tratar novamente das nossas reinvindicações e que trabalha com hipótese de que seja tomada uma decisão definitiva sobre o conjunto da nossa pauta até a próxima quinta-feira, quando será realizada uma nova audiência para que seja decidida se a proposta do governo será objeto de acordo ou não com as entidades sindicais.
AVALIAÇÃO
            A avaliação do Comando de Greve é que o movimento deve ser fortalecido e que é importante que os sindicatos realizem atividades para dar evidência a greve na imprensa e que os servidores estejam unidos. A proposta apresentada pelo governo ainda é insuficiente, mas acreditamos que estamos próximos da vitória, entretanto, precisamos nos mantermos firmes nos locais de trabalho e que façamos o convencimento de todos os trabalhadores de que para o nosso sucesso não existe outro caminho que não seja a manutenção da greve. O Comando de greve da CNTSS/CUT continuará nos próximos dias em reunião permanente aqui em Brasília, bem como, buscará aperfeiçoar a proposta apresentada pelo Governo.

COMANDO NACIONAL DE GREVE DOS SERVIDORES DO INSS


Nenhum comentário:

Postar um comentário