sexta-feira, 24 de outubro de 2014

BRASIL ESCOLHE PRESIDENTE DIA 26.10 ENTRE DILMA E AÉCIO
 Os 142.822.046 de brasileiros (dos quais 104.023.802 votaram no 1º turno) que irão as urnas neste domingo escolherão novo Presidente da República para o período de 1° .01.2015 a 31.12.2017. A disputa será entre a Presidenta Dilma Rousseff que busca a reeleição o senador Aécio Neves (PSDB-MG).


 A ANASPS acredita que o presidente eleito se empenhará na defesa do Estado democrático de direito, na preservação dos direitos e garantias constitucionais e individuais, na independência dos poderes da República, na alternância do poder republicano, na pluralidade e na diversidade da sociedade brasileira e certamente trabalhará pelo progresso, desenvolvimento, crescimento, combate à pobreza e aos desequilíbrios regionais.

.Como instituição dos servidores da Previdência Social, aguardamos que o futuro presidente:

+ mantenha a Previdência Social pública, sistema que existe há 81 anos no país;

+ fortaleça todos os regimes, o Regime Geral de Previdência Social-RGPS do INSS, regimes próprios, dos estados e municípios, regimes complementares dos fundos de previdência e dos planos (seguros) de previdência;

+ preserve o Ministério da Previdência Social , o INSS e a Dataprev;

+ cresça visão de futuro com o bônus demográfico,  aumento da expectativa de vida dos brasileiros, relevante para a Previdência Social;

+estabeleça o comando do financiamento previdenciário no MPS e no INSS, acabando com as duas contabilidades – a da receita sobre a folha e com a alíquota de desoneração e a da receita das transferências da Seguridade Social. Com a primeira contabilidade (tradicional e de referência no mercado) há o ícone do déficit  em  correlação com o PIB, que impacta. Com segunda, há superávit no fluxo de caixa do INSS.

+ reclassifiquem-se os benefícios rurais, sem contribuição, como assistenciais, na LOAS, excluídos do RGPS e custeados pelo Tesouro:

+ acabe com  o fator previdenciário e implante a idade mínima;

+ implante a desaposentação e restabeleça o pecúlio para o aposentado que volte a trabalhar;

+ faça uma profunda reforma no financiamento da Previdência, acabando com o uso da Previdência como instrumento de política fiscal, sejam extintas  as renuncias , as desonerações, os refis sobre refis, e se  promovam ajustes na matriz aturial dos benefícios;

+  volte a fiscalização das empresas, que se combata a sonegação e evasão, que haja transparência nas cobranças das dívidas ativa e administrativa; e que haja uma efetiva recuperação de crédito,
Leia mais...
+  findem os benefícios sem custeio e/ou subsidiados, que resultaram na criação de vários “funrurais” que terão impacto no RGPS no médio e no longo prazos e  se promovam ajustes no Seguro Social, especialmente nas pensões, nos benefícios por incapacidade, assistenciais e nos de prestação única,

+ conclua-se  a implantação do  Plano de Expansão de 720 novas agências e que todos as unidades de atendimento disponham de sistemas corporativos eficientes e anti-fraudes;

+  façam –se concursos para 20 mil servidores, técnicos e analistas do Seguro Social e Peritos Médicos para o INSS, inclusive para se preparar para as 10 mil aposentadorias de servidores.

ANASPS  esteve presente  ao  VII Congresso de Prevenção de Acidentes Riscos do Trabalho na Iberoamérica, o “Prevencia 2014”, realizado no México, com participação de 400 participantes de 14 países.





Foi realizado na Cidade do México o  VII Congresso de Prevenção de Acidentes  do Trabalho na Iberoamérica , o Prevência 2014, organizado pela  Secretaría do Trabalho e da Previdência Social, do México; Instituto de Seguridade e Serviços Sociais dos Trabalhadores do Estado (ISSSTE), do México, e da Oraganização Iberoamericana de Seguridade Social-OISSS, que teve como objetivo geral avançar nas Políticas de Seguridade Social e Saúde no ámbito do trabalho e melhorar os níveis de prevenção de acidentes do trabalho  entre os trabalhadores da Região.  
A ANASPS , que é associada a OISS,  esteve representada pelo representante  da OISS, no Brasil, dr. Baldur Schubert, que se fazia acompanhar do diretor da OISS para o Cone Sul, dr.  Carlos Garavelli.  O presidente e o Vicepresidente Executivo da ANASPS, Alexandre Barreto Lisboa e Paulo César Régis de Souza, fêz  chegar  à Secretária Geral da OISS, sr. Gina Magnolia Riãno Baron, e ao presidente do Instituto de Seguridade e Serviços Sociais dos Trabalhadores do Estado (ISSSTE), sr. Sebastián Lerdo de Tejada, manifestações de apoio para que as ações prevenção de acidentes do trabalho sejam intensificadas nos países iberoamericanos.
O VI Congresso aprovou, por unanimidade, a II Estratégia  Ibero americana de Segurança e Saúde no Trabalho (EIEST) 2015-2020, para ser implementaa pelos países membros da OISS.
Leia mais…
GEAP : Direx completa doze meses de gestão

Em 20.10, o diretor Executivo da Geap, Luís Carlos Saraiva Neves, parabenizou diretores, gestores e profissionais da empresa em todo o Brasil pelo aniversário de um ano da atual gestão da operadora, completados no dia 18 de outubro. Saraiva agradeceu ao empenho das equipes, gerências de área e gerências regionais na construção de um modelo de gestão em saúde solidário, participativo e focado no beneficiário: “Tivemos um ano de muito trabalho e muitas mudanças, sempre pautados e orientados pelos Conselhos Administrativo e Fiscal, bem como pelos objetivos do Planejamento Estratégico. Esperamos continuar nossa missão de acolher e cuidar de nossos beneficiários, retornando todos os nossos recursos na prestação de serviços e programas preventivos, seja no local de trabalho, em domicílio ou com o suporte da rede credenciada”.

GEAP :ESTATUTO VAI MUDAR
O Conselho de Administração  (CONAD) , da GEAP,  esteve reunido nos dias 14 e 15 de outubro de 2014, na sede da entidade para debater a reformulação do Estatuto. Ao final do dia 14,  ficando evidenciada a necessidade de outros debates para que se chegue a um consenso . O passo seguinte será a votação e aprovação das alterações propostas.
GEAP:  GERêNCIA DO DF E CALL CENTER FUNCIONARÃO NO MESMO LOCAL POR  MEDIDA DE ECONOMIA
No dia 15, foram trazidas ao Conselho várias propostas para fazer com que a GEAP tenha um custo mais baixo, inclusive com a otimização de espaços, evitando-se pagamentos desnecessários.  de aluguéis Dentre elas o CONAD aprovou a solicitação da Diretoria Executiva da GEAP Autogestão em Saúde para a transferência da sede da Gerencia do Distrito Federal e do Call Center para o mesmo local. A previsão é de que no próximo ano ambas estejam funcionando na nova sede, na Asa Sul.
Leia mais...

STF proíbe juízes de elevar salário de servidor público
Orientação estava em vigor no Supremo Tribunal Federal desde 1963, mas era desrespeitada por tribunais estaduais
O Supremo Tribunal Federal aprovou, por unanimidade, um dispositivo que proíbe o poder Judiciário de elevar o salário de servidores públicos com base no princípio de que todos são iguais perante a lei e que não deve haver distinção entres aqueles que estejam na mesma situação, informou o jornal Folha de S. Paulo.
Com isso, os ministros esperam receber uma grande quantidade de reclamações feitas por governos estaduais e administrações municipais contra os aumentos dos servidores, concedidos por instâncias inferiores ao STF.
A orientação está em vigor no Supremo Tribunal Federal desde dezembro de 1963 e determina que "não cabe ao Poder Judiciário, que não tem nenhuma função lesgislativa, aumentar vencimentos de servidores públicos sob fundamento de isonomia", mas era, até então, comumente desrespeitada por tribunais estaduais que se baseavam nas legislações locais para atender pedidos de equiparação salarial formulados pelos servidores.

STF aprova quatro novas súmulas vinculantes
Publicou o site do Supremo, em 16.10.2014
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, em 16.10, quatro Propostas de Súmula Vinculante (PSV) com o objetivo de conferir agilidade processual e evitar o acúmulo de processos sobre questões idênticas e já pacificadas no Tribunal. As propostas aprovadas tratam de gratificação para inativos na carreira da seguridade social e trabalho (PSV 19); continuidade da persecução penal em caso de descumprimento de cláusulas de transação penal (PSV 68); competência da Justiça Federal para julgar crimes de falsificação de documentos expedidos pela Marinha do Brasil (PSV 86), e impossibilidade de o Judiciário aumentar vencimento de servidores públicos sob o argumento de isonomia (PSV 88).
As súmulas vinculantes têm força normativa e devem ser aplicadas pelos demais órgãos do Poder Judiciário e pela administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. Todas as propostas aprovadas tiveram parecer favorável da Procuradoria Geral da República.
Leia mais…
Câmara avalia proposta que altera a denominação de auxílio-doença
16/10/2014 - 18:05:00
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 7216/14 que altera o nome do benefício previdenciário auxílio-doença para “auxílio por incapacidade laborativa”.
Na visão da autora do projeto, senadora Ana Amélia (PP-RS), o novo termo retrata a real natureza do benefício previdenciário, que é proteger o segurado momentaneamente incapacitado para o trabalho. Ela ressalta que a mudança é apenas formal, sem alteração no benefício. “A disciplina da matéria continua a mesma, não havendo qualquer alteração em prejuízo dos milhões de trabalhadores protegidos pela Previdência Social”, afirmou.
Leia mais...

Leia mais no ANASPS ON LINE nº 1320, de 24.10.214





Nenhum comentário:

Postar um comentário