sexta-feira, 3 de outubro de 2014


O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Planejamento elaborem um plano de reposição dos servidores que estão prestes a se aposentar, isto é, a realização de um novo concurso público para substituição destas vacâncias.
O tribunal teme que um quadro insuficiente de servidores e uma política de alocação inadequada possam tornar ineficiente a concessão dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou até mesmo facilitar que pessoas se cadastrem irregularmente para receber benefícios.
         O Planejamento lembrou que no período de 2003 a 2014 foram autorizadas mais de 22 mil contratações para o INSS, e reforçou que a avaliação de novas seleções é feita à luz do planejamento da força de trabalho.
         Como divulgado em agosto, pelo CorreioWeb, o INSS já solicitou abertura de novo concurso ao Planejamento com o intuito de preencher 4.730 vagas. Caso seja autorizada, a seleção vai oferecer oportunidades para técnico do seguro social (2.000), médico perito (1.150) e analista do seguro social (1.580).

AUMENTO NA GEAP , AGORA NÃO

Fomos informados de que todos os esforços desenvolvidos pela atual administração da GEAP para fazer um saldo de caixa, suficiente para acertar suas contas, não estão correspondendo as expectativas e que a Diretoria Executiva da GEAP fará tentativa junto ao Governo Federal para aumentar o per capita  que continua irrisório e distante do que se espera neste tipo de parceria.
Tememos todos que caso o governo não aumente o per capita a conta venha a ser paga pelos servidores que além de pagar uma contribuição que em muitos casos corresponde a três/quatro vezes o per capita ainda tem que arcar com uma participação  que não existe nos demais prestadoras de serviços de saúde.
Uma alternativa da GEAP seria solicitar ao governo, de imediato, uma cobertura de 100% sobre  a participação dos servidores,  o que aliviaria a pressão sobre o caixa da GEAP e que asseguraria a prestação de serviços  para os titulares e beneficiários dos planos de  saúde da GEAP.
5Nunca é demais lembrar que os servidores terão aumento de apenas 5% em 2015, representando a última parcela dos 15% de aumento dados em 2012 para que fossem pagos parceladamente em 2013, 2014 e 2015.


NOVA GERENTE  EXECUTIVA DO INSS EM PELOTAS/RS
CARMEN REGINA PINTO MIRANDA é a nova  Gerente-Executiva do INSS em  Pelotas – RS. É a associada da ANASPS.Nossos cumprimentos. Sua nomeação foi assinada pelo ministro interino, CARLOS EDUARDO GABAS

Proposta limita representação de servidores em conselhos
PONTO DO SERVIDOR JORNAL DE BRASÍLIA
Por Milena Lopes 25/09/2014
         A participação de servidores em conselhos de empresas ou entidades em que o Poder Público detenha cotas no capital social poderá se limitar aos ocupantes de cargo efetivo, em exercício no mínimo há cinco anos. A restrição é o foco da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2008, do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), pronta para ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
INVASÃO
         Ao justificar a iniciativa, Jarbas alertou para “uma invasão de pessoas alheias ao serviço público” nos quadros do funcionalismo. Segundo ele, postos “estratégicos” nos conselhos administrativo e fiscal de estatais se reduziram a “recantos de acomodações de interesses pessoais ou partidários”. “O grau de conhecimento, eficiência e comprometimento desses agentes é muito menor do que se poderia obter se essas posições fossem reservadas a agentes públicos concursados e com um tempo mínimo de exercício”, argumenta.
Leia mais,,,

Patrocinadoras fazem avaliação positiva da Geap
Publicou o site da GEAP em 26.09.2014
O 3º Encontro com Gestores de Recursos Humanos das Patrocinadoras, promovido na Gerência Regional do Distrito Federal, foi encerrado nesta quinta-feira (25), com a participação do diretor Executivo interino da Geap, Francisco Monteiro Neto. Durante dois dias, mais de 60 gestores de RHs e representantes dos sindicatos dos Servidores Públicos Federais (Sindsep) e dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Assistência Social (Sindprev) acompanharam as novidades lançadas pela empresa, como as campanhas de refinanciamento de dívidas e de isenção de carência.
Leia mais...

Geap chega aos 69 anos em clima de otimismo
Publicou o site da GEAP em 26.09.2014
A Geap celebra nesta segunda-feira, 29 de setembro, seu 69º aniversário em meio a um clima de otimismo quanto à melhoria de indicadores e resultados obtidos. O engajamento para o alcance das metas do Planejamento Estratégico, a ampliação da rede credenciada e da carteira de clientes são alguns dos motivos para comemorar a data, segundo os gestores da empresa.
O diretor de Administração e Finanças, Antônio Gomes de Farias Neto, destaca a transformação recente da Geap, levando em consideração a complexidade e a responsabilidade de lidar com a gestão em saúde. “É notório o clima de satisfação que percebemos entre os beneficiários e prestadores, mas ainda há muito a melhorar e crescer”.
Leia mais...

Renda dos servidores tem ganho de 7,1%
Aumento da remuneração do funcionalismo acima da inflação num período de 12 meses é quase três vezes maior que o obtido pelos trabalhadores do setor privado. Avanço foi puxado pelo rendimento de militares e do pessoal empregado pelo Estado do Rio de Janeiro
» SIMONE KAFRUNI CORREIO BRAZILIENSE - DF | ECONOMIA, 26.09.2014
Os salários dos funcionários públicos tiveram aumento real quase três vezes superior ao da média dos trabalhadores, de 2,5%. Em um ano, o rendimento dos militares e dos servidores avançou 7,1% ante ganhos de 1,1% dos empregados com carteira assinada do setor privado, de 1% dos trabalhadores informais e de 4,3% dos autônomos. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são relativos ao período de 12 meses terminados em agosto

Leia mais...
Procuradorias confirmam exigência de atestado médico para requisição de auxílio-doença no INSS
Oublicado  pela AGU em : 01/10/14
A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a necessidade de apresentar atestado médico ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) no ato de requisição do pagamento de auxílio doença. Com o posicionamento, os procuradores afastaram a liberação do benefício para dois moradores do Rio Grande do Sul que não cumpriram com as exigências da autarquia
Os dois segurados conseguiram, por meio de liminares, o direito ao auxílio. Mas a Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRU4) conseguiu derrubar as medidas, argumentando que eles procuraram o Judiciário antes mesmo de apresentar atestado no INSS. Informaram que a autarquia havia montado uma força-tarefa justamente para analisar, em um prazo médio de apenas três dias, os pedidos de auxílio-doença que chegam à agência do órgão na capital gaúcha.


Leia mais  no ANASPS ON LINE Nº  1314, de 03.10.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário