sexta-feira, 21 de agosto de 2015

O objetivo é a troca de experiências relacionada à saúde do trabalhador
 18,08,2015

Brasil e Alemanha prorrogam acordo de cooperação.
foto: Erasmo Salomão
Da Redação (Brasília) – O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, foi signatário, nesta segunda-feira (17), da prorrogação por mais três anos do Acordo de Cooperação Técnica entre a DGUV (Deutsche Gesetzliche Unfallversicherung) – seguradora alemã reguladora do seguro contra acidentes do trabalho – e o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O acordo acontece ainda com a interveniência da Organização Internacional de Seguridade Social (OISS). O foco da cooperação entre o Brasil e a Alemanha é a reabilitação profissional e o reconhecimento de doenças relacionadas ao trabalho.
Durante a cerimônia de assinatura, Gabas falou sobre o sistema brasileiro de previdência e ressaltou a importância da parceria com a Alemanha para aumentar o número de pessoas reabilitadas no Brasil. Naquele país, a taxa de reabilitação é de 97%. “Este acordo é de grande aprendizado para nós. Temos uma preocupação muito grande com os desafios do Brasil, principalmente no que diz respeito à reabilitação profissional. Queremos ampliar nossa meta de reabilitados”, declarou.
A presidente do INSS, Elisete Berchiol, disse que a troca de experiência será muito relevante para melhorar os serviços já prestados pelo instituto no que se refere ao atendimento dos trabalhadores afastados do trabalho.
Já o diretor-geral da DGUV, Joachim Breuer, chamou a atenção para os resultados já alcançados nos últimos anos e disse que o Brasil vai encontrar o caminho para solucionar os desafios. “Ainda há muito que se fazer pela reabilitação profissional, mas o importante é a informação precoce. Quanto antes se identifica o problema mais rápida é a reinserção no mercado de trabalho”, afirmou.
Pela OISS falou Baldur Schubert, representante da entidade no Brasil, que comemorou os resultados do acordo. Para ele, o tratado já está se transformando em ação.
Na tarde desta segunda-feira, também foi iniciada reunião técnica da Previdência Social brasileira e DGUV. O tema do debate foi A introdução de uma doença na Lista de Doenças Ocupacionais, conduzido pela chefe do Departamento de Doenças Ocupacionais da DGUV, Stefanie Palfner. O evento acontece no âmbito da visita ao Brasil da chanceler Angela Merkel.
Nesta terça-feira, o foco será o método de reconhecimento de transtornos mentais relacionados ao trabalho e o processo de formação de gestores em reabilitação profissional na Alemanha.

Juntos com o Ministério da Previdência Social, eles querem encontrar soluções para os desafios relacionados à sustentabilidade dos regimes


Ministro Gabas se reúne com representantes dos RPPS do Nordeste.
Foto: Erasmo Salomão/MPS
Da Redação (Brasília) – O ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, recebeu, nesta quarta-feira (12), gestores de diferentes Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da região Nordeste. Eles deram continuidade a uma pauta de discussão iniciada no encontro com os governadores daquela região, em Teresina, no mês passado. Os temas fazem parte do compromisso do governo em auxiliar os estados no enfrentamento dos desafios relacionados à sustentabilidade dos regimes de previdência dos servidores públicos estaduais e municipais.
“Temos de ampliar o desafio que foi colocado e elaborar mais alternativas para enfrentar a questão”, afirmou o ministro, anunciando que, a partir da Carta de Teresina – documento final do encontro de governadores –, o ministério já está tomando várias providências. Contudo, algumas sugestões para melhorar a administração dos regimes próprios vão depender de alteração legislativa e, por isso, serão levadas para debate e aperfeiçoamento no Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), que ocorrerá em Brasília na próxima semana.
Propostas –
Uma das propostas, por exemplo, é permitir aos fundos estaduais e municipais receber parte do seguro pago às vítimas pelo DPVAT em caso de acidentes de trânsito. Os governadores também querem aprovar a regulamentação das aposentadorias especiais dos servidores. Por isso, para a reunião do Conaprev, o ministério convidará outros setores do governo para ampliar as discussões, a exemplo do Ministério da Fazenda.
Outra demanda dos gestores dos RPPS é uniformizar o entendimento de magistrados nos julgamentos de ações envolvendo os servidores. O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Marcelo Siqueira, afirmou que o ministério pretende criar fóruns regionais, junto com os estados, para estreitar a relação dos RPPS com as procuradorias e o Judiciário para avaliar questões judiciais que envolvem os regimes. “O Ministério tem uma preocupação muito grande com a sustentabilidade dos RPPS. E estamos muito satisfeitos em perceber que os governadores e os gestores dos fundos compartilham essa preocupação conosco e estão dispostos a encontrar soluções em parceria com o governo federal”, disse.

Leia mais no
Gex/ANASPS
Ano XIV, Edição 696

Brasília 19 de Agosto de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário