quarta-feira, 5 de agosto de 2015

COMBATE ÀS FRAUDES: Operação da Força Tarefa prendeu três pessoas na Bahia Ação em 04.08 ocorreu nas cidades de Salvador, Jacobina e Ourolândia
04/08/2015 08:45
 Da Redação (Brasília) – Três pessoas foram presas nesta terça-feira (4) acusadas de fraudar pensão por morte, além de outros benefícios previdenciários. As prisões preventivas ocorreram nas cidades baianas de Salvador, Jacobina e Ourolândia. A ação fez parte de operação da Força Tarefa Previdenciária intitulada de Walking Dead II.
De acordo com as investigações, os membros da quadrilha apresentavam diversos documentos falsos (certidões de óbito, certidões de casamento, carteiras de trabalho com vínculos empregatícios falsos, entre outros) nas Agências da Previdência Social e, com isso, conseguiam obter os benefícios de forma fraudulenta.
Além de documentação falsa, alguns dos investigados possuíam documentos de identificação (RG e CPF) em duplicidade (alterando apenas alguns detalhes, como nome da mãe e data de nascimento), sendo que em cada documento o fraudador possuía mais de um benefício ativo no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Leia mais....


CONCURSO: Servidores temporários tomaram posse em 03.08 Ao todo, 26 profissionais de níveis superior e médio
03/08/2015 17:57
Ministério assinou contratos com 26 profissionais para atuar no Programa de Modernização da Gestão da Previdência Social. Foto: Erasmo Salomão/MPS
Da Redação (Brasília) – O Ministério da Previdência Social (MPS) assinou contratos com 26 profissionais de níveis superior e médio para atuar no Programa de Modernização da Gestão da Previdência Social (Proprev II). Eles participaram de processo seletivo simplificado e serão contratados por um ano, podendo a contratação ser prorrogada até o limite de quatro anos.
Os cargos de nível médio são para as áreas administrativa e de tecnologia da informação. Já os de nível superior são nas especialidades financeira, contratações, tecnologia da informação, cálculo atuarial, análise de legislação previdenciária, análise de demonstrativos contábeis, análise de investimentos, análise de comprovante de repasse e parcelamento e análise de tratamento de dados. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais, para todos os postos. Os salários variam de R$ 1.700,00 a R$ 6.130,00.
Proprev II – O Programa de Apoio à Modernização da Gestão do Sistema de Previdência Social (Proprev) tem a finalidade de apoiar técnica e financeiramente os entes federativos possuidores de regimes próprios de previdência para os seus servidores.
Nesta segunda fase, o Proprev aplica recursos na realização de censo cadastral e funcional dos servidores públicos do país, no aprimoramento dos sistemas de informação, aquisição de equipamentos de informática e no oferecimento de assistência técnica para redução de déficits financeiros.

31/07/2015 10:03
Da Redação (Brasília) – A Força-Tarefa Previdenciária, composta pelo Ministério da Previdência Social, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, cumpriu na manhã desta sexta-feira (31) três mandados de busca e apreensão no estado do Rio de Janeiro. A operação, intitulada Pastor, desarticulou uma quadrilha de intermediários que tentava obter benefícios previdenciários com a utilização de documentos falsos.
A ação dos intermediários foi descoberta no último mês de maio, quando em duas oportunidades diferentes, dois procuradores foram presos ao tentarem requerer benefícios de aposentadoria em nome de terceiros na Agência da Previdência Social da Praça da Bandeira, na capital fluminense.
Os benefícios não chegaram a ser concedidos e não geraram prejuízo aos cofres públicos. O objetivo da ação é identificar outros possíveis benefícios com indícios de irregularidade obtidos pelo grupo criminoso.
A Operação contou com a participação de 12 policiais federais e de um servidor do Ministério da Previdência Social. O nome PASTOR faz referência ao apelido de um dos supostos fraudadores.

AGU pede ao STJ suspensão de aposentadoria rural que não atendeu exigências legais
Publicado : 03/08/2015 - Atualizado às : 19:25:27
Foto: Wesley Mcallister/AscomAGU

A concessão de aposentadoria rural requer o cumprimento das exigências previstas em lei e deve estar amparada na documentação adequada. A tese é defendida pela Advocacia-Geral da União (AGU) em recurso previsto para ser julgado nesta semana pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A atuação ocorre contra decisão que determinou o pagamento do benefício previdenciário a uma moradora do município de Adamantina (SP) que ingressou na Justiça após ter o pedido de aposentadoria como trabalhadora rural negado administrativamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A Advocacia-Geral argumenta que a autora não comprovou o exercício de atividade rural como exigido por lei. Segundo o Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU que atua no caso, a autora apresentou apenas depoimentos testemunhais e documentação indevida, relativa a um contrato de parceria rural firmado entre 1983 a 1986 e registro de imóvel rural datado de 2009.


Leia mais no
Gex/ANASPS
Ano XIV, Edição 694

Brasília 5 de Agosto de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário