sexta-feira, 21 de agosto de 2015

ANASPS URGENTE 45

21.08.2015


O Comando de Greve dos servidores do INSS se reuniu nesta quinta-feira, 20/08, com o secretário de Relações do Trabalho do MPOG – Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Sérgio Mendonça, e Wladimir Nepomuceno, assessor da Secretaria. A Audiência teve como ponto central a resposta do governo federal à pauta de reivindicações da campanha salarial nacional dos servidores do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.
 Os pontos detalhados por Sérgio Mendonça dizem respeito aos seguintes temas: a gratificação de Desempenho de Atividade da Carreira do Seguro Social – GDASS; progressão e Promoção na Carreira do Seguro Social para 12 (doze) meses; instrução Normativa nº 74/PRES/INSS, de 3/10/2014; jornada de 30 horas;  greve de 2009; reestruturação da Carreira do Seguro Social; orientação Normativa nº 06/SEGEP/MP, de 18 /03/13; parcelas e percentuais de revisão remuneratória (relatório completo segue abaixo).
 Os representantes dos trabalhadores reiteram a necessidade de que as propostas detalhadas pelo governo federal sejam encaminhadas em forma de documento para avaliação dos trabalhadores nos Estados. O secretário de Relações do Trabalho se comprometeu a formalizá-las nos próximos dias. A Confederação aguardará a nova Audiência para definir os procedimentos que serão tomados com referência a esta questão.
 Em avaliação feita sobre a Audiência – íntegra também se encontra no relatório abaixo -, as lideranças dos trabalhadores expõem que o movimento grevista deve ser mantido e intensificado. Só desta forma os trabalhadores podem chegar à vitória. Também é feita uma citação para a unidade entre as várias correntes do movimento sindical. Neste sentido, a Confederação reitera que se mantém aberta ao diálogo.
 “Lançamos aqui um chamado a unidade entre as mais diversas correntes de pensamento que existem no movimento sindical da Seguridade Social, pois a quem interessa a divisão da categoria em greve a mais de um mês em busca de conquistar os seus direitos? A unidade dos trabalhadores é fundamental, sempre construímos o movimento nos espaços onde estamos, nunca deixamos de lutar, agora as razões para tanta agressividade, deve ter algum motivo oculto, muito longe com certeza dos interesses dos trabalhadores”, aponta o relatório.
 O Comando de Greve orienta os sindicatos dos servidores federais filiados à CNTSS a realizarem assembleias nas unidades do INSS para fortalecer ainda mais a disposição da categoria.
 Relatório da Audiência entre o Comando de Greve da CNTSS/CUT
Relatório  do Comando de Greve dos servidores do INSS
.
Abaixo faremos um relato pormenorizado do que foi apresentado pelo governo:

1) Gratificação de Desempenho de Atividade da Carreira do Seguro Social – GDASS
.
A relação entre a parte fixa e a variável da GDASS passaria  dos atuais 30% fixa e 70% variável, para 70% fixa e 30%  variável; insistimos que tenha  vigência a partir de 1.º de  janeiro de 2016. b) Alteração do pagamento da GDASS incorporada aos  proventos de aposentadoria e de pensão dos atuais  cinquenta pontos para a média de pontos paga nos últimos sessenta meses até a data da aposentadoria do  servidor que deu origem à aposentadoria ou à pensão.

Farão jus os servidores que ingressaram no serviço público até 19 de fevereiro de 2004;
Essa alteração se dará em três parcelas iguais nos anos de 2017, 2018 e 2019.  
Debatemos a antecipação da primeira parcela para 2016, no que ficou de ser apreciado internamente no
governo para nos dar uma resposta.

2) Progressão e Promoção na Carreira do Seguro Social para 12 (doze) meses.

Retorno do interstício de 12 meses para progressão e  promoção na Carreira do Seguro Social, na forma vigente até  2007.
O Comando de Greve da CNTSS/CUT pediu que sejam corrigidas  as concessões das progressões dos servidores de modo que beneficie aqueles que tenham sido prejudicados  na vigência da atual legislação, ou seja, no atual prazo de 18 meses.

3) Instrução Normativa a nº 74/PRES/INSS, de 3/10/2014.

Retirada imediata da referência ao servidor em nova redação, com alteração posterior e discussão compartilhada com as  Entidades. Até nova publicação, o Regime Jurídico Único  (RJU) vincula providências outras.

4) Jornada de 30 horas.

Suspensão de avaliação dos indicadores do REAT no ciclo atual (abril/2015 a setembro/2015) e nos dois próximos (outubro/2015 a março/2016 e abril/2016 a setembro/2016) para a definição do novo formato de acompanhamento. As regras de acesso e manutenção das agências no REAT permanecem.
O Comando de Greve reafirmou a importância de que o governo apresente uma solução definitiva para a questão  da extensão da jornada de 30 horas para toda a categoria, inclusive para os servidores da área meio.

5) Greve  de 2009.

Processo em análise encaminhado pelo INSS ao Ministério do Planejamento. Garantida a não interferência na vida  funcional do servidor em decorrência da participação no  movimento paredista de 2009. Neste ponto o Comando de Greve da CNTSS/CUT pediu que
sejam ressarcidos os valores descontado em decorrência da greve de 2009 para todos os servidores atingidos, inclusive, para os aposentados.

O Comando de Greve solicitou ainda que o governo não  efetive os descontos em decorrência do
movimento  paredista de  2015

6) Reestruturação da Carreira do Seguro Social.

Criação, através de lei, de Comitê Gestor da Carreira do  Seguro Social, com a participação da representação da direção do INSS, do MPS e do Ministério do Planejamento,  além da representação dos servidor es do INSS.

Como primeira tarefa, fica o Comitê com a responsabilidade de apresentar uma proposta de reestruturação da Carreira do Seguro Social no  prazo de um ano podendo ser prorrogável por  igual período.

7) Orientação Normativa nº 06/SEGEP/MP, de 18 /03/13.


Encontra - se em processo de discussão entre a direção do  INSS e a Secretaria de Gestão Pública do Ministério do  Planejamento, no sentido de rever as condições para a  concessão dos adicionais de insalubridade e de  periculosidade para o conjunto dos  servidores das agências  do INSS.


8) Parcelas e percentuais de revisão remuneratória.

A proposta apresentada pelo governo ao conjunto das entidades representativas de servidores federais e reiterada em reuniões setoriais estão mantidas em quatro parcelas anuais, a partir de 2016, na seguinte ordem:
1.2016: 5,5%; 2017: 5,0%; 2018: 4,75% e 2019: 4,5%

O Comando de Greve da CNTSS solicitou que seja considerada a proposta de que o reajuste possa ser  apresentado em apenas duas parcelas nos anos de  2015 e 2016
.
Ao final da audiência a representação da SRT ficou de formaliza a proposta para as entidades nos próximos dias. AVALIAÇÃO A CNTSS entende que a greve tem que ser mantida e intensificada, pois neste momento de indefinição, só o fortalecimento do movimento poderá nos levar a vitória.

Apesar dos ataques que temos sofrido pelas redes sociais que visam  estimular o ódio entre os colegas da mesma categoria, lançamos aqui um  chamado  a unidade entre as mais diversas correntes de pensamento que  existem no movimento sindical da Seguridade Social, pois a quem interessa a divisão da categoria em greve a mais de um mês em busca de conquistar os seus direitos?

A unidade dos trabalhadores é fundamental, sempre construímos o  movimento nos espaços onde estamos, nunca deixamos de lutar, agora as  razões para tanta agressividade, deve ter algum motivo oculto, muito  longe com certeza dos interesses dos trabalhadores. Estamos abertos ao diálogo, mas não podemos aceitar agressões verbais e  até mesmo tentativas de agressões físicas, pois os nossos valores não permitem este tipo de atitude, logo o certo seria que a razão tomasse  conta deste momento, sendo necessário estamos prontos para qualquer  debate em defesa exclusiva do interesse da categoria.

Deixamos aqui registrado que mesmo antes do início da greve procuramos  a direção da FENASPS para construirmos juntos o movimento de greve,  mas infelizmente não conseguimos, mas fazemos um apelo a unidade. Assim sendo, orientamos aos nossos sindicatos a manutenção da greve e a  realização de assembleias nas unidades do INSS para fortalecer ainda mais  a disposição da categoria, que seja ainda mantida a unidade dos  comandos estaduais, pois isto é imprescindível para a vitória da nossa  categoria.
Comando de Greve da CNTSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário