quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

PRESIDENTE DO INSS RECEBE A ANASPS E ANUNCIA
QUE VAI ATRÁS DE SOLUÇÃO PARA GDASS DOS
10 MIL SERVIDORES QUE AGUARDAM APOSENTADORIA
A presidente do Instituto Nacional do Seguro Social-INSS, Elisete Berchiol, recebeu o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social ANASPS, Alexandre Barreto Lisboa, e anunciou que vai se empenhar. Junto com o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, no encontro de uma solução para percepção da Gratificação de Atividade do Seguro Social-GDASS pelos servidores da Previdência Social que, ao se aposentarem, sofrem redução de 50% da GDASS que representa cerca de 70% de sua remuneração. Além disso, deixarão de receber o vale alimentação, como aposentados, pagarão “a previdência dos inativos”; Assinalou que “vinha acompanhando o problema, como Secretária Executiva do Ministério e que existe a possibilidade de uma solução favorável aos servidores que não podem ser tão gravemente punidos”.
O INSS tem 10.106 servidores (26% do efetivo, sendo 6;330 Técnicos do Seguro Social, ,3420 de cargos em extinção e 14 analistas) que possuem condições de aposentadoria e está usufruindo abono de permanência. O número tende a crescer e poderá chegar a 17 mil em dois anos. O Tribunal de Contas da União admitiu inclusive que é concreto “o risco de um colapso no ritmo de atendimento aos beneficiários e segurados do INSS”
Elisete Berchiol revelou também que está aguardando a aprovação do orçamento da União para 2015, a fim de voltar a insistir junto ao Ministério do Planeamento sobre a realização de concursos para Técnicos do Seguro Social, Médicos Peritos e Assistentes Sociais. Tivemos vários pedidos de concursos não atendidos recentemente, mas esperamos ter autorização para contarmos com mais pessoal nas nossas unidades, suprindo nossas carências de recursos humanos”.
A presidente do INSS reconheceu que os ajustes na administração- do INSS ao longo de 2015 serão pontuais uma vez que conhece onde haverá necessidade de ajustes, além do que ao final de 2014 o Ministério aprovou o Plano de Ação do INSS para 2015, definindo as intervenções em todas as áreas.
Anunciou também que estão sendo constituídos os Grupos de Trabalho inclusive com representantes de outros ministérios que definirão as ações que serão implementadas para o cumprimento das alterações no sistema de pensões, de perícia médica nas localidades onde o INSS não tem perícia, e na concessão e manutenção do auxilio defeso para os pescadores artesanais.

Elisete Berchiol reconheceu que, por enquanto, não há necessidade de implantação de novas centrais de atendimento, uma vez que as unidades existentes estão operando dentro da normalidade.

Assista a entrevista feita pela Tv Anasps no link: http://www.anasps.org.br/video/mediaplayer/videos/eli3.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário