sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ANASPS PRESENTES AS COEMORAÇÕES DOS 92 ANOS DA PREVIDÊNCIA
A abertura oficial das comemorações do Aniversário de 92 anos da Previdência Social aconteceu em 22.01, no Edifício Sede do Ministério da Previdência Social, na Esplanada dos Ministérios. Antes da cerimônia, houve o hasteamento das bandeiras .
Entre as autoridades presentes ao evento, estavam: o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias , o secretário executivo do MPS, Marcelo de Siqueira Freitas,  o senador José Pimentel, ex-ministro da Previdência, , a presidente do INSS, ELisete Berchiol,, o Secretário de Previdência Social, Benedito Brunca, o Superintendente da PREVIC, , Carlos Alberto de Paula, o Superintendente Regional do INSS da região Norte  Centro Oeste, André Félix de Palva,  o Vice presidente  Executivo da  ANASPS, Paulo César Régis de Souza, a diretora de Pessoal da Dataprev, Janice Fagundes Britto.
Falaram na solenidade, Marcelo de Siqueira  Freitas, o ex-ministro José Pimentel, ministro Manoel Dias, o Superintendente da PREVIC, presidente do INSS, ELisete Berchiol, Janice Fagundes Britto.
Leia mais...


Nas fotos, na 1ª, o ex ministro da Previdência, José Pimentel, o secretário Executivo do MPS, Marcelo Siqueira Freitas, o ministro do Trabalho, Manoel Dias e a presidente do INSS, Elisete Berchiol; na 2ª. a presidente do INSS e o Vice Presidente Executivo da ANASPS, Paulo César Regis de  Souza, na 3ª. o ministro do Trabalho, a presidente do INSS e o Vice Presidente Executivo da ANASPS, na 4ª. o Superintendente do INSS no Norte e Centro Oeste, André Felix, o Ouvidor Geral do MPS, Mano Barreto, e o ex-ministro da Previdência
 

Nas fotos, na 1ª. autoridades presentes no hasteamento das Bandeiras Nacional, do DF e da Previdência; 2ª. autoridades presentes no auditório do MPS; na 3ª. a presidente do INSS, Elisete Berchiol e o ministro do Trabalho, Manoel Dias, ladeando aposentados presentes a solenidade; na 4ª. a sra. Ida Figureira, de Goias, que está completando 92 anos no dia 24, quando soprava a vela do bolo comemorativo dos 92 anos da Previdência e que foi servido aos presentes.
 
 



Dilma veta correção de 6,5% do IR . Reajuste para a tabela do Imposto de Renda aprovado no Congresso e renegociação da dívida dos clubes de futebol com a União são alvos da canetada presidencial. Temas estão em medida provisória que será publicada hoje

GRASIELLE CASTRO CORREIO BRAZILIENSE - DF | POLÍTICA, 20.01.2015
O reajuste na tabela do Imposto de Renda e a renegociação da dívida dos clubes de futebol com a União (leia mais no SuperEsportes) foram vetados pela presidente Dilma Rousseff. Os itens estão na Medida Provisória nº 656/14, assinada pela presidente ontem e que será publicada na edição do Diário Oficial da União de hoje. Na análise da proposta, que aborda mais de 40 temas diferentes, o Planalto levou em consideração a resolução de não aumentar gastos. Outra proposta que ainda deve sofrer vetos é o Código do Processo Civil que, entre outros temas, prevê o pagamento de honorários aos advogados da União e também tem impacto fiscal. O projeto está em fase de sanção.
 Leia mais...

Governo vai enviar nova MP com correção de 4,5% na tabela do Imposto de Renda
Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil Edição: José Romildo 20/01/2015 12h05publicação
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, disse que o governo pretende enviar medida provisória ao Congresso Nacional propondo correção na tabela do Imposto de Renda de 4,5%. Nesta terça-feira (20), a presidenta Dilma Rousseff vetou a correção de 6,5%, aprovada em outra medida provisória no ano passado.
Durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, o ministro informou que discutiu o assunto ontem com a presidenta. Ficou decidido, no encontro, segundo ele, que nos próximos dias será encaminhada nova MP ao Congresso Nacional prevendo o reajuste. “O governo anunciou a sua disposição – que é o que cabe, é o espaço fiscal que nós temos hoje – de reajustamento da tabela do Imposto de Renda de 4,5%”, disse.
Leia mais...

Defasagem na tabela do IR pode chegar no fim de 2015 a 75,43%, mostra sindicato
Daniel Lima - Agência Brasil 18.01.2015 - 14h18
Estudo do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) mostra que a defasagem na tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) pode chegar ao final de 2015 em 75,43%. Para chegar ao índice, o sindicato levou em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 6,79% e a não correção da tabela.
No Ministério da Fazenda, evita-se falar na correção da tabela. No último dia 13, ao ser perguntado sobre assunto, em um encontro com os jornalistas que fazem a cobertura diária do setor, o próprio ministro Joaquim Levy, não sinalizou se haverá ou não mudanças na tabela. “Em relação ao Imposto de Renda, não sei o quê dizer”, respondeu. O assunto voltou a ser discutido com a Medida Provisória 656/2014, que prevê ajuste de 6,5%. O projeto de conversão foi aprovado em dezembro passado pelo Senado e aguarda sanção presidencial.
Leia mais...

Fim do fator previdenciário, em análise há 12 anos, pode voltar à pauta da Câmara.44Projeto que acaba com a fórmula de cálculo do valor das aposentadorias por tempo de contribuição tramita desde 2003 no Congresso Nacional; deputado vai propor criação de comissão especial para discutir o planejamento do País diante do rápido envelhecimento da população brasileira
Publicou a Agência Câmara Reportagem – José Carlos Oliveira e Sílvia Mugnatto, Edição – Marcos Rossi
16/01/2015 - 14h16
Arquivo/Alexandra Martins

Os deputados que tomam posse em 1º de fevereiro poderão decidir pelo fim ou pela manutenção do fator previdenciário. Esse mecanismo de cálculo das aposentadorias foi criado em 1999 (Lei 9.876/99) com o objetivo de criar uma relação entre o tempo de contribuição do segurado e o valor do benefício. Ele se baseia em quatro elementos: valores recolhidos, idade do trabalhador, tempo de contribuição à Previdência Social e expectativa de sobrevida da população, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Na prática, o fator previdenciário surgiu como uma fórmula para desestimular aposentadorias precoces e reduzir o chamado "rombo" da Previdência Social. O movimento sindical sempre se opôs a ele.
Desde 2003, um projeto de lei do Senado (PLS 296/03) tenta extingui-lo. O texto já foi aprovado pelos senadores. Na Câmara, ele foi renomeado como PL 3299/08 e tramita em conjunto com outras seis propostas, mas ainda não houve consenso para sua votação no Plenário.
Leia mais...



Corte nos gastos prejudica trabalhadores domésticos
O governo atrasa a regulamentação do trabalho doméstico para não provocar impacto nas contas públicas.
ISTO É | BRASIL CONFIDENCIAL Data: 18/01/2015
O governo atrasa a regulamentação do trabalho doméstico para não provocar impacto nas contas públicas. Sem a aprovação de um projeto de lei complementar, a categoria continua sem direito a fundo de garantia e a seguro-desemprego. Mesmo com as mudanças recentes nas regras do seguro, esse benefício terá um custo anual de R$ 1,6 bilhão no momento em que a equipe econômica trabalha para cortar os gastos federais. A emenda constitucional que formalizou a profissão vai completar dois anos em abril.

Leia mais...

Centrais sindicais lutam para derrubar mudanças
JORNAL DE BRASÍLIA - DF | EM TEMPO, 20.01.2014
Apesar da disposição de diálogo apresentada pelo Governo Federal no debate sobre as decisões que dificultam o acesso a benefícios trabalhistas e previdenciários, centrais sindicais já trabalham para tentar derrubar o novo modelo no Congresso e estudam entrar com ações judiciais.
Os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto; da Previdência Social, Carlos Gabas; do Planejamento, Nelson Barbosa; e do Trabalho e Emprego, Manoel Dias se reuniram em São Paulo com dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Nova Central Sindical de Trabalhadores.
Apesar de não haver avanço formal, os ministros se comprometeram a manter o diálogo. Os sindicalistas decidiram trabalhar por adaptações nas medidas, e não pela revogação dos textos. Nova reunião está prevista para 3 de fevereiro.
Contra as medidas, as centrais sindicais vão organizar mobilização nacional no dia 28. O passo seguinte será o embate no Congresso.
No retorno do recesso, os deputados vão analisar os textos das MPs 664 e 665, que definiram as mudanças do seguro-desemprego, abono salarial, auxílio-doença e pensão por morte.
Leia mais...

perderá direitos. Já Miguel Rossetto ressaltou que o governo se esforçará para esclarecer todas as medidas aos trabalhadores. Independentemente dos argumentos, o deputado Paulinho da Força (SD-SP), disse que prepara uma série de emendas ao Congresso. Ele ressaltou que, qualquer negociação ou "meio-termo" significaria um retrocesso para o trabalhador. "Todas as emendas serão para revogar as medidas provisórias inteiras. Se fosse para negociar, o governo deveria ter nos consultado antes do anúncio", afirmou

Projeto fixa prazo de 45 dias para INSS realizar perícia médica
Da Redação | 19/01/2015, 18h02 - ATUALIZADO EM 19/01/2015, 18h22
e do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser obrigado a realizar em até 45 dias o exame pericial de segurados com deficiência ou incapacitados ao trabalho. A exigência consta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 308/2014, do ex-senador Kaká Andrade, que determina ainda que, se o prazo não for cumprido, o benefício deve ser concedido automaticamente.
De acordo com a proposta, requerimento administrativo deverá ser instruído com documentação médica que comprove a incapacidade ou deficiência. Além disso, na hipótese de o resultado ser desfavorável ao requerente, o INSS cessará imediatamente o pagamento do benefício concedido provisoriamente. No entanto, os valores recebidos não estão sujeitos à devolução, salvo no caso de comprovada má-fé.
Leia mais....

Aposentados tentam barrar o consignado eletrônico
Carolina Mandl e Felipe Marques De São Paulo VALOR ECONÔMICO -SP | PRIMEIRA PÁGINA, 20.01.2015
Uma associação entre a Dataprev, empresa de tecnologia vinculada ao Ministério da Previdência Social, e a Febraban pode reduzir para menos de 12 horas o prazo de concessão de um empréstimo consignado para Aposentados e pensionistas do INSS. A estatal desenvolveu o Eco, sigla de Empréstimo Consignado On-Line, um sistema que permitirá que a operação desse tipo de crédito seja feita em caixas eletrônicos.
Além de acelerar o desembolso dos recursos, a plataforma tem como objetivo reduzir fraudes. Ela vai facilitar a ligação entre os bancos e o INSS, facilitando o acesso dos interessados ao seu limite de crédito nos bancos e a concessão do crédito via terminal de autoatendimento.
A inovação está sendo ameaçada, porém, por ação movida na Justiça pela Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos, que obteve liminar em dezembro. Os bancos médios também estão contrários à novidade por acreditar que ela concentra o mercado nas mãos dos grandes bancos.

Gestão Pública
Genildo Lins é o novo Secretário de Gestão Pública do Planejamento
 Publicado: 16-01-2015
Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento (Segep/MP) tem novo titular. Quem assume em substituição à secretária Ana Lúcia Amorim de Brito é o gestor governamental, Genildo Lins de Albuquerque Neto. Os atos de nomeação e exoneração foram oficializados em portarias publicadas nesta sexta-feira (16), no Diário Oficial da União.
O novo secretário de Gestão Pública retorna ao Ministério do Planejamento, onde atuou como chefe da Assessoria Técnica e no cargo de chefe de Gabinete do ministro, nos anos de 2006 a 2010.  Atualmente exercia o cargo de secretário-executivo do Ministério das Comunicações, onde antes foi secretário de Serviços de Comunicação Eletrônica, no período entre 2011 e 2013.
Genildo Lins ocupa o cargo efetivo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e Bacharel em Ciências Jurídicas, além de especialista em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Federal da Paraíba. Também cursou o MBA Executivo em Gestão e Business Law pela Fundação Getúlio Vargas e já exerceu cargo de Auxiliar de Auditoria de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.


Leia no

ANASPS/ON LINE

                                                              Ano XVIII, Edição nº 1.344

Brasília , 23 de janeiro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário