quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ANASPS URGENTE
Edição de 4 de dezembro de 2014


ANASPS É INSTITUIÇÃO PARCEIRA DA ANMP E DOS MÉDICOS PERITOS E DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Em diversas oportunidades nos últimos tempos, na gestão do presidente Jarbas Simas, a Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social, tem manifestado total apoio às ações da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social-ANMP.
“Sempre mantivemos excelentes relações com as instituições previdenciárias, com a especialmente com a Associação dos Auditores Fiscais da Previdência Social-ANFIP, Associação Nacional dos Procuradores Federais da Previdência Social-ANPPREV e ANMP e não poderá ser diferente, pois a ANASPS conta entre os seus associados auditores fiscais, médicos peritos, assistentes sociais, e os servidores do INSS”, disse o Vice Presidente Executivo da ANASPS, Paulo César Regis de Souza.
Os relatos, aqui transcritos, mostram e reafirmam a Parceria da ANASPS com a ANMP, acentuada nos diversos encontros do presidente da ANMP, Jarbas Simas, com o presidente e o Vice da ANASPS, Alexandre Barreto Lisboa, nos encontros do presidente da ANMP com diretores regionais e associados da ANASPS, nas reuniões com os dirigentes do Ministério e do INSS, das quais participamos.
Em 25.07.2014, publicamos no ANASPS ON LINE, a seguinte nota
INSS AUTORIZA CREDENCIAMENTO DE MÉDICOS PERITOS  NAS AGÊNCIAS ONDE O TMEA É SUPERIOR A 45 DIAS

O presidente do INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales, pela RESOLUÇÃO Nº 430, DE 21 DE JULHO DE 2014, publicada pelo Diário Oficial da União de 23.07, disciplinou “credenciamento de médicos para realização de perícia médica em todo o país”.

O credenciamento foi adotado considerando:
a. a existência de diversas ações civis públicas pelo país em que se questiona o tempo médio de atendimento para a realização de perícias médicas - TMEA-PM;
b. que o autor dessas ações é o Ministério Público Federal, cujos Procuradores mantêm comunicação entre si de forma permanente;
c. que eventual piora no Tempo Médio de Espera de Atendimento da Perícia Médica TMEA-PM de outras localidades, além das que já possuem as ações civis públicas, gerará, muito provavelmente, o ajuizamento de outras ações, sendo necessário adotar medidas que visem a prevenir tais ajuizamentos;
d. a necessidade de se garantir um atendimento em tempo razoável aos segurados nas localidades em que nenhuma outra ferramenta de gestão solucionou a carência de recursos humanos;
 e. o permissivo contido na decisão proferida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região nos autos da Ação Civil Pública n° 5004227-10.2012.404.7200/SC, que possibilita a contratação emergencial de médicos, após esgotadas todas as ferramentas de gestão; e
 f. a necessidade de disciplinar e delinear o procedimento de credenciamento de médicos”

“A contratação de médicos prevista nesta Resolução será de caráter excepcional, nas Agências da Previdência Social (APS) onde o TMEA-PM seja superior a 45 (quarenta e cinco) dias e desde que o represamento das perícias não possa ser efetivamente sanado por meio de outras providências administrativas, observada a disponibilidade orçamentária, devidamente atestada no âmbito da Administração Central.”

OPINIÃO DA ANASPS

O INSS tem no seu quadro 4.604 médicos peritos, insatisfeitos com sua remuneração e condições de trabalho.
De 2010 até o presente outros 2.241 médicos peritos deixaram o INSS, insatisfeitos, alguns se aposentaram.
Este  ano , de jan a mai, deram entrada no INSS 1.866.668 pedidos de benefícios por incapacidade.
Do total 1.226 .317  foram concedidos.
777.923 foram indeferidos.
Em maio, 334.734 benefícios por incapacidade estavam represados
A Pressão sindical por Auxilio Doença, com facilitação na concessão, é grande. A mesma pressão que acabou com o Seguro Desemprego. A pressão política também é grande e estamos em ano eleitoral...
Sabemos que nem em todas as 1.500 APS há Pericia Médica. Em muitas localidades não há demanda.
Sobre o novo credenciamento de médicos , às vésperas das eleições, há muitas preocupações:
- Como serão escolhidos os médicos?
- Qual a remuneração deles, maior, igual ou menor do que os peritos concursados do INSS?
- Se tem dinheiro para pagar credenciados, por que não foi realizado  concurso, na medida em que muitos  peritos deixaram o INSS e por que não se abre  agora um novo concurso?
- Por que não são atendidas as justas reivindicações dos peritos concursados?
- Os credenciados terão limites e obrigações, que se responsabilizará por seus erros?
- As decisões (pareceres)  dos credenciados deverão ser homologadas pelos concursados ou serão definitivas?
Já vimos o filme algumas vezes antes com graves consequências para o INSS.
Tememos, temos razões para isso, que médicos cubanos sejam indicados para trabalhar na Perícia Médica do INSS.

Em 01.08.2014, publicamos no ANASPS ON LINE 1296:
O INSS tem 4.105 médicos peritos. Precisaria de 5.833.
Governo não faz concurso mas quer contratar terceirizados.
Não tem dinheiro para concursados mas tem para terceirizados que ganharão o dobro do que ganham  os concursados.
Falta de médicos peritos faz aumentar a espera por perícia médica no INSS. O INSS admite que precisa de dois mil peritos a mais para o serviço.
O último concurso para o cargo foi realizado há três anos.

 Publicou o Site do G1 26/07/2014, por Alessandro Torres

                Os brasileiros têm que esperar até três meses para agendar a perícia médica e conseguir um benefício do INSS. O INSS admite que precisaria de quase dois mil peritos a mais para dar conta do serviço.
                A agricultora Antônia Correia Sousa vem perdendo os movimentos dos braços e pernas e não pode mais trabalhar. "Eu vou para o roçado, mas como é que trabalha? Quando eu chego lá, não posso apanhar feijão porque é com a mão que eu apanho, e não dá".
Ela teve que esperar três meses para começar a receber o auxílio doença do INSS. "Esses agendamentos eram feitos e atendidos dentro do mesmo mês. Agora é feito o agendamento e passa dois, três meses até para serem atendidos esses trabalhadores", conta Alfredo Paz, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município de Canindé.


Em 01.08.2014, publicamos no ANASPS ON LINE 1296 nota da ANMP

LEIA MAIS NO ANASPS URGENTE, EDIÇÃO DE 4 DE DEZEMBRO DE 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário