quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Burocracia: a quem cabe a culpa



Recentemente, a Ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), fugindo à sua absoluta discrição no cargo, concedeu entrevista à Folha de São Paulo a respeito dos entraves do governo na realização de seu plano de metas.
Achou um culpado preciso: a burocracia. Até aí nada demais. O lamentável é que ela atribuiu aos servidores a responsabilidade pela burocracia. Falou como “líder empresarial” e não como integrante do ministério e muito menos como integrante do Partido dos Trabalhadores.
Examinemos a acusação da “ministra”: quem elabora as leis e as sanciona, criando regras muitas vezes absurdas? O Congresso Nacional e a Presidência da República. Quem edita decretos, portarias, instruções normativas etc, estabelecendo um cipoal de regras e determinações, cujo cumprimento cabe ao servidor? Quem cria ministérios e estatais a rodo, que embaralham ainda mais o ambiente administrativo? Certamente não é o servidor.
Este é selecionado em concursos públicos extremamente difíceis e com grande número de concorrentes. A expressiva maioria deles possui nível superior, ainda que o cargo exercido não exija tal formação. O servidor não é o agente da burocracia: ele é, antes de tudo, vítima dela. A ministra cometeu uma injustiça grave contra a classe e levou alento aos empresários, especialmente aqueles que têm negócios com o Estado brasileiro.
Quem burocratiza tem o dever de desburocratizar: há pouco tempo o Ministério da Previdência Social promoveu uma verdadeira revolução administrativa, com pleno apoio dos servidores, e passou a conceder benefícios previdenciários em 30 minutos, além de acabar com as famosas “filas”, que tanto maculavam a imagem da Casa. O exemplo está aí para ser seguido por outros ministérios. Basta tão somente imaginação e ação e não acusação, que somente serve para “explicar” a própria inação.
[Escrevi com o fígado. Mas é duro aceitar um governo de trabalhadores tratar de forma tão discriminatória seus colegas (companheiros?) servidores, tanto em política salarial quanto em desconhecimento explícito ao seu relevante papel social. Repito, é duro aceitar isso de quem julgávamos parceiros. No governo Lula isso era absolutamente diferente. Parece que estamos a reviver o governo FHC].

Nenhum comentário:

Postar um comentário