sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MEC divulga relatório de comissão que aprovação a instalação da Faculdade ANASPS
Que  tem por missão “promover a formação de profissionais, em nível superior, dentro de uma visão inovadora, globalizante e integrada”

CONTEXTUALIZAÇÃO
Instituição:
A Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social - ANASPS é entidade de pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos/associação de utilidade pública com CNPJ: 37.160.330/0001-54 e estatuto registrado no 1º Ofício de Registros de Pessoas Jurídicas de Brasília sob o nº 2448 do Livro A4, com data de 20/10/1995. Está situada no Setor Comercial Sul, quadra 03 bloco A nº:78 loja 7, pavimento superior do edifício Anasps, no bairro Asa Sul - CEP: 70303-000 - Brasília/DF é a mantenedora da Faculdade FAnasps, cuja categoria administrativa é de instituição privada sem fins lucrativos. A sede da mantida localiza-se no Setor Comercial Sul Quadra 1 bloco K lote 30 nº: 30, 10º andar salas 1001 a 1004 do Edifício Denasa, no bairro Asa Sul – Brasília/DF CEP: 70398-900, estendendo-se para o Edifício Anasps, Setor Comercial Sul, quadra 03 bloco A, loja 74/78, Asa Sul - CEP: 70303-000 - Brasília/DF, imóveis próprios. A Faculdade ANASPS tem por missão “promover a formação de profissionais, em nível superior, dentro de uma visão inovadora, globalizante e integrada”. A IES apresenta como perfil “a defesa dos servidores previdenciários e da previdência social pública”, através de ações que resultam de uma visão da realidade da região e da população para uma consciência das necessidades que podem ser atendidas pelo ensino, extensão e pesquisa, procurando responder tanto a formação profissional pessoal quanto a formação cidadã com dimensão ético-social no exercício das atividades e reduzindo, assim, as desigualdades de oportunidades, criando condições para a autonomia, o bem-estar e a qualidade de vida. Brasília possui população estimada em 2013 de 2.789.761 habitantes e densidade demográfica se 444,66 hab./km2. As principais atividades econômicas são os serviços e turismo, com envolvimento de parte importante da população atuando nos serviços públicos.

Leia mais no ANASPS ON LINE EXTRA no. 1303 de 29.08.2014
Ação judicial sobre concessão de benefício deve ser precedida de requerimento ao INSS
Publicou o Supremo em, 27 de agosto de 2014
O Supremo Tribunal Federal (STF), em sessão plenária de 27.08, deu parcial provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 631240, com repercussão geral reconhecida, em que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) defendia a exigência de prévio requerimento administrativo antes de o segurado recorrer à Justiça para a concessão de benefício previdenciário. Por maioria de votos, o Plenário acompanhou o relator, ministro Luís Roberto Barroso, no entendimento de que a exigência não fere a garantia de livre acesso ao Judiciário, previsto no artigo 5º, inciso XXXV, da Constituição Federal, pois sem pedido administrativo anterior, não fica caracterizada lesão ou ameaça de direito.
Leia mais....

PORTARIA INTERMINISTERIAL CRIA GT PARA A FILIAÇÃO PREVIDENCIÁRIA DOS TRABALHADORES RURAIS DENOMINADOS VOLANTES OU BOIAS-FRIAS.

 Art. 1 o Constituir Grupo de Trabalho com o objetivo de discutir, analisar e sugerir propostas para a filiação previdenciária dos trabalhadores rurais denominados de trabalhadores volantes ou boias- frias.
O Grupo de Trabalho será coordenado por representante do Ministério da Previdência Social.
Os trabalhos devem ser concluídos em 180 (cento e oitenta) dias, prazo prorrogável por igual período, contados da data de instalação do Grupo de Trabalho.
Leia mais...

O segurado que não fizer a renovação de senha poderá ter o benefício suspenso
         INSS informa que dos 31,1 milhões de benefícios ativos, 29 milhões já realizaram a renovação de senha/fé de vida. Até o mês de agosto de 2014, dois milhões de beneficiários não compareceram aos bancos pagadores de seu benefício para realizarem a renovação de senha/fé de vida.
As instituições financeiras pagadoras de benefícios têm até o dia 31 de dezembro de 2014 para finalizar a comprovação de vida e renovação de senha de beneficiários do INSS que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético . Os segurados que não realizarem a prova de vida terão o benefício suspenso.
Leia mais...

ANMP entra com ação judicial contra credenciamento de peritos por violação de Lei
O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS, Jarbas Simas, anunciou que a entidade decidiu entrar com ação judicial contra a decisão do INSS que autorização a terceirização da Perícia Médica, passando por cima da Lei 10.876/2004, que definiu que “compete privativamente ao Perito do INSS a emissão de parecer conclusivo quanto à capacidade laboral para fins previdenciários”.
A Lei foi consequência da terceirização da Perícia Médica que trouxe graves prejuízos  à Previdência Social, tendo o TCU solicitado sua suspensão. 
Leia mais...

.
Proposta susta permissão para o INSS contratar médicos peritos sem concurso
Publicou A Agência Câmara dos Deputados em18/08/2014 - 01:05
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Decreto Legislativo 1499/14, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que susta norma do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que  formaliza a contratação de terceirizados para a perícia médica previdenciária.

O parlamentar ressalta que a Resolução 430/14 do INSS, que permitiu a prática, está em contradição com a Lei 11.907/09. A lei estabelece que a atividade é de competência privativa dos peritos médicos previdenciários, aprovados em concurso. “Nenhum médico que não integre a carreira está autorizado a realizar uma única perícia médica de natureza previdenciária”, afirma Faria de Sá.
Leia mais...


Leia mais no ANASPS ON LINE no 1.304, de 29.08.2014

Ministro da Previdência participa da abertura
 do seminário em Natal. (Foto: Fabiana Bagdonas)


-Durante a abertura do II Seminário Internacional: As tendências da seguridade social no Brasil e em Portugal, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho destacou que a Previdência já vem se preparando para o futuro próximo, quando o Brasil enfrentará uma mudança no perfil demográfico de sua população. Ele também falou sobre a importância da seguridade, sobretudo em períodos como o atual, quando o mundo ainda sofre os efeitos de uma crise econômica que atingiu com maior intensidade a Europa.



O segurado que não fizer a renovação de senha poderá ter o benefício suspenso

INSS informa que dos 31,1 milhões de benefícios ativos, 29 milhões já realizaram a renovação de senha/fé de vida. Até o mês de agosto de 2014, dois milhões de beneficiários não compareceram aos bancos pagadores de seu benefício para realizarem a renovação de senha/fé de vida.
As instituições financeiras pagadoras de benefícios têm até o dia 31 de dezembro de 2014 para finalizar a comprovação de vida e renovação de senha de beneficiários do INSS que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético . Os segurados que não realizarem a prova de vida terão o benefício suspenso.
A renovação de senhas e prova de vida é obrigatória e deve acontecer anualmente. As instituições financeiras pagadoras de benefícios estão realizando esse procedimento desde maio de 2012. Como é a primeira vez que este processo está sendo realizado, o INSS prorrogou o prazo até dezembro deste ano para as instituições bancárias concluírem essa renovação.



CRPC: Câmara se reúne pela primeira vez com novos componentes . Novos conselheiros se reúnem pela primeira vez


A Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) tem nova composição. Nesta quarta-feira (20), presidida pelo secretário-adjunto de Políticas de Previdência Complementar, José Edson da Cunha Júnior, a CRPC realizou sua primeira reunião com os novos componentes.
No encontro, foram sorteados eletronicamente e distribuídos dez processos. O novo presidente falou da importância do órgão colegiado. “Temos uma grande responsabilidade e a expectativa é de que façamos um grande trabalho”, afirmou Edson Cunha.

  


Índice de resolutividade da Ouvidoria é de aproximadamente de 99%

Mano Barreto, ouvidor-geral da Previdência Social, esclarece a oportunidade que a Ouvidoria oferece aos gestores (Foto: Nicolas Gomes)

A Ouvidoria-Geral da Previdência Social (OUGPS) comemorou em 20.08   16 anos de funcionamento. O principal motivo para celebrar a data é o índice de resolutividade de aproximadamente 99%. Desde sua criação, em 1998, foram solucionadas, aproximadamente, 2,591 milhões de manifestações das 2,619 registradas. Apenas em 2014, até o final de julho, já foram recebidas mais de 100 mil novas demandas.
“Quando o cidadão registra uma manifestação junto à Ouvidoria, ele está oferecendo ao gestor a oportunidade de avaliar e, portanto, também de melhorar a própria gestão. Mais do que uma reclamação ou uma denúncia, o que é o cidadão efetivamente quer é que os serviços sejam prestados com qualidade”, esclareceu o ouvidor-geral da Previdência Social, Francisco Mano Barreto.
Além das inúmeras manifestações diárias, a Ouvidoria está constantemente envolvida em projetos que visam aperfeiçoar o serviço público prestado. Está sendo modernizado o Sistema de Ouvidoria, o SOUWeb, na versão 2, que possibilitará a interação simultânea de vários sistemas corporativos e bancos de dados da Previdência Social, otimizando a resolutividade da demanda.



Leia mais no GEX ANASPS nº 647, de 27.08.2014

quarta-feira, 27 de agosto de 2014


Ministro da Previdência participa da abertura do seminário em Natal. (Foto: Fabiana Bagdonas)
-Durante a abertura do II Seminário Internacional: As tendências da seguridade social no Brasil e em Portugal, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho destacou que a Previdência já vem se preparando para o futuro próximo, quando o Brasil enfrentará uma mudança no perfil demográfico de sua população. Ele também falou sobre a importância da seguridade, sobretudo em períodos como o atual, quando o mundo ainda sofre os efeitos de uma crise econômica que atingiu com maior intensidade a Europa.



O segurado que não fizer a renovação de senha poderá ter o benefício suspenso

INSS informa que dos 31,1 milhões de benefícios ativos, 29 milhões já realizaram a renovação de senha/fé de vida. Até o mês de agosto de 2014, dois milhões de beneficiários não compareceram aos bancos pagadores de seu benefício para realizarem a renovação de senha/fé de vida.
As instituições financeiras pagadoras de benefícios têm até o dia 31 de dezembro de 2014 para finalizar a comprovação de vida e renovação de senha de beneficiários do INSS que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético . Os segurados que não realizarem a prova de vida terão o benefício suspenso.
A renovação de senhas e prova de vida é obrigatória e deve acontecer anualmente. As instituições financeiras pagadoras de benefícios estão realizando esse procedimento desde maio de 2012. Como é a primeira vez que este processo está sendo realizado, o INSS prorrogou o prazo até dezembro deste ano para as instituições bancárias concluírem essa renovação.



componentes. Novos conselheiros se reúnem pela primeira vez

A Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) tem nova composição. Nesta quarta-feira (20), presidida pelo secretário-adjunto de Políticas de Previdência Complementar, José Edson da Cunha Júnior, a CRPC realizou sua primeira reunião com os novos componentes.
No encontro, foram sorteados eletronicamente e distribuídos dez processos. O novo presidente falou da importância do órgão colegiado. “Temos uma grande responsabilidade e a expectativa é de que façamos um grande trabalho”, afirmou Edson Cunha.





Índice de resolutividade da Ouvidoria é de aproximadamente de 99%

Mano Barreto, ouvidor-geral da Previdência Social, esclarece a oportunidade que a Ouvidoria oferece aos gestores (Foto: Nicolas Gomes)

A Ouvidoria-Geral da Previdência Social (OUGPS) comemorou em 20.08   16 anos de funcionamento. O principal motivo para celebrar a data é o índice de resolutividade de aproximadamente 99%. Desde sua criação, em 1998, foram solucionadas, aproximadamente, 2,591 milhões de manifestações das 2,619 registradas. Apenas em 2014, até o final de julho, já foram recebidas mais de 100 mil novas demandas.
“Quando o cidadão registra uma manifestação junto à Ouvidoria, ele está oferecendo ao gestor a oportunidade de avaliar e, portanto, também de melhorar a própria gestão. Mais do que uma reclamação ou uma denúncia, o que é o cidadão efetivamente quer é que os serviços sejam prestados com qualidade”, esclareceu o ouvidor-geral da Previdência Social, Francisco Mano Barreto.
Além das inúmeras manifestações diárias, a Ouvidoria está constantemente envolvida em projetos que visam aperfeiçoar o serviço público prestado. Está sendo modernizado o Sistema de Ouvidoria, o SOUWeb, na versão 2, que possibilitará a interação simultânea de vários sistemas corporativos e bancos de dados da Previdência Social, otimizando a resolutividade da demanda.


Leia mais no GEX ANASPS nº 647, de 27.08.2014

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

TCU PRODUZ NOVO RELATÓRIO DE AUDITORIA NO INSS
FORAM EXAMINADOS 13.1 MILHÕES DE APOSENTADORIAS.
PREJUIZOS PODERIAM CHEGAR A R$ 5, 9 BILHÕES/ANO

A Auditoria do  Tribunal de Contas da União foi realizada entre 10/9/2012 e 14/12/2012. Foram examinados 13, 1milhões de benefícios sendo  8,2 milhões de aposentadorias por idade (espécie 41),   e 4,2 milhões aposentadorias por tempo de contribuição (espécie 42). Auditores lamentaram que não tiveram acesso ao CNIS e ao SISBEN. TCU identificou centenas de problemas de  CPF e NIT, bem como identidades de pessoas . TCU deu 180 dias ao INSS para que tentar corrigir as irregularidades falhas, erros, lapsos. Maiores


1.1 - Deliberação que originou o trabalho
Em cumprimento ao Acórdão 1.488/2011 - Plenário, realizou-se auditoria no Instituto Nacional do Seguro Social no período compreendido entre 10/9/2012 e 14/12/2012.
As razões que motivaram esta auditoria foram a necessidade de verificar a confiabilidade das informações dos benefícios previdenciários de aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria por idade, a alta materialidade e relevância dos recursos envolvidos, haja vista que em dezembro de 2011 tais aposentadorias eram da ordem de 13,1 milhões de benefícios e representavam 45% dos benefícios previdenciários pagos pelo INSS, conforme dados do Boletim Estatístico da Previdência Social de 12/2011, bem como o risco de fraude na concessão desses benefícios.
(...)


Leia mais no  ANASPS ON LINE EXTRA nº 1.301, de 22.08.2014
CRIADA A FACULDADE ANASPS. É UMA DAS GRANDES CONQUISTAS DA ANASPS, DOS ASSOCIADOS E DOS SERVIDORES DA PREVIDÊNCIA. FACULDADE OFERECERÁ CAPACITAÇÃO  COM RESPALDO DA OISS E DA UNIVERSIDADE I SALUD. DE BUENOS AIRES
O presidente da ANASPS, Alexandre Barreto Lisboa, anunciou hoje que o Ministério da Educação aprovou a criação a Faculdade ANASPS, aspiração da entidade e que atuará na capacitação dos servidores da Previdência Social que inicialmente atuará com curso de gestão administrativa em Previdência Social, mas deverá evoluir oferta de cursos à distancia e de pós graduação, com o respaldo da Organização Iberoamericana de Seguridade Social –OISS e da Universidade I-Salud, de Buenos Aires....


INSS pede autorização para abrir concurso com 4.730 vagas
Do R7, em 17,08,2014 – 00.20
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), informou por meio de sua assessoria de imprensa, que solicitou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão a autorização para realizar um concurso com 4.730 vagas.


Supremo Tribunal Federal adia julgamento de processo sobre desaposentação
JORNAL DO COMÉRCIO - RS | JC JORNAL DA LEI, em 118.08.2014
O processo que discute a troca da aposentadoria que esteve na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada, com a relatoria do mi­nistro Marco Aurélio, não foi julgado, frustrando os milhares de aposentados e profissionais da área jurídica que esperavam ansiosos pela decisão.
O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) foi representado na ocasião pela advogada Gisele Lemos Kravchychyn, que esteve presente no STF aguardando o julgamento. "Este é um processo de repercussão nacional e de extrema importância, por isso lamentamos profundamente não ter sido julgado, pois a decisão afetaria a vida de muitas pessoas", conta.


Simone Franco. Agência Senado, em 15/08/2014 - 11h05 Plenário - Votações - Atualizado em 15/08/2014 - 11h07
Pode ficar para depois das eleições a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 63/2013, que estabelece o pagamento de um adicional por tempo de serviço a juízes e membros do Ministério Público, categorias remuneradas por meio de subsídio. Depois de ser aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e passar pelas cinco sessões de discussão em primeiro turno, a chamada PEC dos Magistrados aguarda inclusão na Ordem do Dia, mas ainda não há acordo para o início de sua votação no Plenário.


Leia mais no ANASPS ONLINE nº 1.302, de 22.08.2014

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

POSSE DO SUPERINTENDENTE DA REGIONAL DO SUL DO INSS


Foi em 18.08, em Florianópolis, a posse do novo Superintendente Regional Sul, Sr. Amarildo Lemos Garcia, em solenidade presidida pelo presidente do INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales,
Compuseram a mesa da solenidade o Procurador Chefe da Procuradoria Federal Especializada, Seccional de Florianópolis João Oswaldo Denardi; a Gerente a Unidade de Atendimento da DATAPREV no Rio Grande do Sul, Maria Lisete Kuhn, O Gerente Executivo do INSS em Florianópolis, representando os Gerentes Executivos da Regional Sul, Gilsinei José Cargnin, o representante estadual da ANAPS, Paulo Cezar Rios.

A Previdência Social vai transferir para economia dos municípios  mais de R$ 13,9 bilhões referentes apenas ao pagamento da primeira parcela da gratificação natalina, conhecida como 13º salário. Ao todo mais de 27 milhões de benefícios terão direito ao pagamento do abono, em todo o Brasil.

– O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançou “Diretrizes de Apoio à Decisão Médico Pericial”, documento que tem como objetivo aprimorar as práticas de perícia médica em todo o Brasil. “Como a medicina é muito dinâmica e evolui rapidamente, esse documento é importante por trazer conceitos atualizados com informações na área de infectologia, que contemplam as principais dúvidas e dificuldades vivenciadas na prática diária”, explica a coordenadora-geral de Perícias Médicas do INSS, Dóris Ferreira Leite.

AGU confirma quitação de adiantamento de PCCS do INSS e afasta execução indevida de R$ 505 milhões
Mais de R$ 500 milhões deixaram de sair dos cofres públicos indevidamente com a atuação da Advocacia-Geral da União (AGU). Os procuradores comprovaram que os valores referentes a incorporações do adiantamento do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Ministério da Saúde foram quitados administrativamente. A quantia atualizada da decisão poderia ultrapassar a casa do 1 bilhão.


Leia mais no GEX ANASPS Nº 646, DE 20.08.2014

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ANASPS DIVULGA RELAÇÃO DE CONCURSOS E NOMEAÇÕES DE CONCURSADOS E TEMPORÁRIOS , ESTAGIÁRIOS, AUTORIZADOS PELO MINISTERIO DO PLANEJAMENTO.
PARA O INSS FORAM APENAS 300 ANALISTAS DO SEGURO SOCIAL.
Orçamento autoriza até 47 mil vagas para concursos no Executivo em 2014
Em 21.01.2014, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014, aprovada no dia 18 de dezembro pelo Congresso Nacional. A lei nº 12.952, publicada no Diário Oficial da União  terça-feira, define, em relação a concursos públicos no Executivo Federal, a margem orçamentária de até 47.112 vagas, para possível preenchimento ao longo deste ano.
VEJAM O QUE ACONTECECEU DE JANEIRO A JULHO DE 2014:


Leia mais no ANASPS ON LINE EXTRA, Nº 1.299. de 15.08,2014
ANMP entra com ação judicial contra
Credenciamento de peritos por
Violação da lei de 2014
O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos do INSS,  Jarbas Simas, anunciou que a entidade decidiu entrar com ação judicial contra a decisão do INSS que autorização a terceirização da Perícia Médica, passando por cima da Lei 10.876/2004, que definiu que “compete privativamente ao Perito do INSS a emissão de parecer conclusivo quanto à capacidade laboral para fins previdenciários”.
Dados do INSS, de junho, indicam que existiam 106.365 benefícios com Tempo Média de Espera de Atendimento –TMEA, com mais de 45 dias, sendo 5.639 na região Norte, 35.252 no Nordeste (com maior peso em Pernambuco com 10.682), 38.999 no Sudeste,  (com 24.446 em São Paulo), 16.514 no Sul  e 9.961 no Centro Oeste....
DIÁRIO DO NORDESTE, de Fortaleza, informa que INSS solicitou  4 mil vagas ao MPOG
Publicou o Diário do Nordeste, de Fortaleza, em 10.08.2014:
Assessoria de comunicação do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) confirmou que o órgão encaminhou um novo pedido ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para a abertura de um concurso público. E, agora, a solicitação feita foi para 4.730 oportunidades.
Este pedido manteve as 2.000 vagas (solicitadas anteriormente) para técnico do seguro social, ampliou o número de perito médico previdenciário - que antes era de 1.080 e agora passa a ser de 1.150 - e incluiu 1.580 postos para analista do seguro social....

NOVO SUPERINTENDENTE REGIONAL SUL DO INSS EM SANTA CATARINA
 O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, exonerou  RAQUEL MARSHALL GADEA, , do cargo em comissão de Superintendente Regional Sul - Florianópolis/SC, tendo sido nomeada assessora da Secretaria  Geral do Ministério..
Para o lugar de Raquel, foi nomeado  AMARILDO DE LEMOS GARCIA.
Nossos cumprimentos  a RAQUEL e a AMARILDO, ambos associados da ANASPS....

REINTEGRAÇÂO DE SERVIDORES DEMITIDOS DO INSS
Foram publicados no Diário Oficial da União DECRETOS DE 12 DE AGOSTO DE 2014, assinados pela Presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro GARIBALDI Alves Filho  reintegrando no INSS os seguintes servidores do INSS: 
ENIO ANGELO DANTAS,   no cargo de Agente de  Serviços Diversos,  em cumprimento à decisão proferida pelo Juízo da 9ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Rio Grande do Norte, nos autos da Ação Ordinária nº 0000158-10.2011.4.05.8402...

PRORROGADA INTERVENÇÃO NO GEAPPREVIDENCIA

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar-PREVIC baixou ato prorrogando a intervenção na Fundação GEAPPrevidência, por mais 180 dias.
No olho do furacão, a intervenção se deu por denuncias de irregularidades...


Leia mais no ANASPS ON LINE Nº 1.300, de 15.08,2014 

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Gestão Pública:
Planejamento divulga quadro consolidado de pessoal no Executivo Federal.
A ANASPS EXPLICA DOS DADOS DA “CAIXA PRETA”  DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL , ELABORADOS PELA SECRETARIA DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

O MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO NÃO PUBLICOU A QUANTIDADE DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS, NEM OS VALORES PAGOS NEM AS EMPRESAS BENEFICIÁRIAS, GERALMENTE DE POLÍTICOS...
TAMBÉM NÃO DIVULGOU A QUANTIDADE E OS VALORES PAGOS PELOS CONTRATADOS ATRAVÉS DE ORGÃOS MULTILATERAIS, COMO A OPAS O PNUD, ETC...CONSTA QUE SÓ O MINISTERIO DA  SAÚDE TEM MAIS DE 40 MIL CONTRATADOS.
OMITIU AINDA A QUANTIDADE DE ESTAGIÁRIOS E SEU CUSTO. MILHARES DE ESTAGIÁRIOS TRABALHAM NO SERVIÇO PÚBLICO.

OPINIÃO DA ANASPS
Como somos uma entidade de previdenciários, abrimos a Caixa do Ministério da Previdência Social:
São 57.681 cargos efetivos aprovados
São 40.021 cargos ocupados, sendo
33.111 por pessoal estável e
6.910 por não estável.
Há 17.660 cargos vagos.
30,61%. É muito senador Garibaldi e ministra Miriam.!
Explica-se porque tantas agências do INSS estão sem servidores.
Explica-se porque faltam peritos médicos.
É absolutamente injustificável a decisão do  Ministério do Planejamento  de não autoriza concursos.
Em relação  aos cargos em comissão e as funções de confiança , o Ministério da Previdência Social tem 6.240c cargos. Aprovados, dos quais
4.090 estão ocupados, sendo
3.390 por pessoal com vínculo e 84 sem vínculo,
Há 491 cargos e funções vagas.^
7,86%
Sobre temporários, o Ministério da Previdência Social tem apenas 10.

Publicado: 25-07-2014

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Regimes Próprios iniciam Plano de Ação de  2015

Toda a equipe do Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público (DRPSP) participa do workshop Alinhamento e Desdobramento Estratégia, que ocorre u em 01.08, no Ministério da Previdência Social, em Brasília. Além do diretor do DRPSP, Narlon Gutierre Nogueira, coordena a reunião o secretário de Políticas de Previdência Social, Benedito Adalberto Brunca...

Os trabalhadores portuários avulsos com mais de 60 (sessenta) anos que não cumprirem os requisitos para a aposentadoria e que não possuam meios para prover a sua subsistência passaram a ter direito a um beneficio assistencial mensal por meio do artigo 73 da Lei 12.815/2013, no valor de um salário mínimo. Em 04.08 o direito a esse beneficio assistencial foi regulamentado por meio de portaria interministerial....

Projeto aprovado em Comissão do Senado garante ganho real para salário mínimo e aposentadorias até 2019
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nem 06.08, projeto que prorroga a política de valorização do salário mínimo, estabelecendo os parâmetros de reajuste para o período de 2016 a 2019. A atual prática governamental, que prevê ganhos reais acima da inflação, só terá vigência até 2015. ...

Geap passa a economizar R$ 36 mi ao ano
A Geap Autogestão em Saúde obteve concessão de nova decisão que permite o não recolhimento de contribuição previdenciária sobre os valores pagos aos profissionais de saúde autônomos. Com a liminar, concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a Geap passará a economizar cerca de 36 milhões ao ano....

Leia mais no ANASPS ON LINE Nº 1298 DE 08.08.2014
Gestão Pública:
Planejamento divulga quadro consolidado de pessoal no Executivo Federal.
A ANASPS EXPLICA DOS DADOS DA “CAIXA PRETA” DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, ELABORADOS PELA SECRETARIA DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

O MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO NÃO PUBLICOU A QUANTIDADE DE CONTRATOS TERCEIRIZADOS, NEM OS VALORES PAGOS NEM AS EMPRESAS BENEFICIÁRIAS, GERALMENTE DE POLÍTICOS...
TAMBÉM NÃO DIVULGOU A QUANTIDADE E OS VALORES PAGOS PELOS CONTRATADOS ATRAVÉS DE ORGÃOS MULTILATERAIS, COMO A OPAS O PNUD, ETC... CONSTA QUE SÓ O MINISTERIO DA SAÚDE TEM MAIS DE 40 MIL CONTRATADOS.
OMITIU AINDA A QUANTIDADE DE ESTAGIÁRIOS E SEU CUSTO. MILHARES DE ESTAGIÁRIOS TRABALHAM NO SERVIÇO PÚBLICO.

Opinião da Anasps
Como somos uma entidade de previdenciários, abrimos a Caixa do Ministério da Previdência Social:
São 57.681 cargos efetivos aprovados
São 40.021 cargos ocupados, sendo
33.111 por pessoal estável e
6.910 por não estável.
Há 17.660 cargos vagos.
30,61%. É muito senador Garibaldi e ministra Miriam.!
Explica-se porque tantas agências do INSS estão sem servidores.
Explica-se porque faltam peritos médicos.
É absolutamente injustificável a decisão do  Ministério do Planejamento  de não autoriza concursos.
Em relação  aos cargos em comissão e as funções de confiança , o Ministério da Previdência Social tem 6.240c cargos. Aprovados, dos quais
4.090 estão ocupados, sendo
3.390 por pessoal com vínculo e 84 sem vínculo,
Há 491 cargos e funções vagas.^
7,86%
Sobre temporários, o Ministério da Previdência Social tem apenas 10.


Leia mais no ANASPS ON LINE EXTRA Nº 1297 DE 08.08.2014
As cigarras, a formigas e os caloteiros do INSS


Paulo César Régis de Souza 
Dentre os empresários brasileiros, 80% contribuem regularmente e corretamente com o INSS, merecendo respeito e gratidão da sociedade. São os que entregam suas folhas aos setores competentes de contabilidade e auditoria ou mesmo a escritórios privados de contabilidade, confiando que estão contribuindo para a grandeza do país e para a proteção social dos trabalhadores.
No fundo todos merecem uma Medalha Eloy Chaves, o criador da Previdência Social brasileira em 1923, pelo zelo de preservar o maior patrimônio dos trabalhadores e o pacto de gerações idealizado por Otto Von Bismarck (alemão) e Lord Beveridge (inglês).
Mas são esquecidos e colocados na vala comum.
Como o modelo proclama que não há beneficio sem contribuição, Eloy Chaves iniciou as caixas com contribuição do empregador e empregado. Os institutos que se seguiram tinham a mesma lógica. O IAPI - Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários - levou dois anos para pagar benefícios. Nesta época todos contribuíam e os eventuais devedores eram sancionados, inclusive com a dação em pagamento. Daí nasceram as imobiliárias dos institutos, herdadas pelo INPS – Instituto Nacional de Previdência Social - e depois o INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social. Prevalecia a lei de Talião: não pagou, perdia os bens. Escreveu, não leu, o pau comeu.
A partir do INPS, nas décadas de 60 até 90, surgiram inicialmente e timidamente, os parcelamentos de dívidas com juros, mora e correção monetária em prazos curtos para evitar a dação em pagamento.  O grupo dos caloteiros era reduzido e concentrado em setores de terceirização de obras e transportes.
É verdade que o INPS, que arrecadava muito e tinha poucos beneficiários de aposentadorias e pensões - mesmo porque a força de trabalho era jovem - teve que conviver por pressão do Executivo com a destinação do superávit de sua receita de contribuição sobre a folha para financiar a saúde, assistência social, alimentação e moradia popular (o primeiro minha casa minha vida), além de outros empreendimentos de infraestrutura (Volta Redonda, Brasília, Belém-Brasília, Transamazônica, Itaipu, Ponte Rio-Niterói) que hoje compõe a dívida histórica e impagável de mais de 1 trilhão de reais.
Coincidentemente com a o crescimento dos devedores profissionais (os caloteiros) para com o INSS, a fonte deu sinais de esgotamento. Foi secando com a saúde e secou com o calote, que trouxe de cambulhada as renúncias das “filantrópicas” e os benefícios sem contribuição como os rurais e os autônomos.
O país era jovem e a população também, os cofres dos 80% de contribuintes inerciais davam folga ao caixa, mas a população foi envelhecendo e os benefícios tinham que ser pagos. A partir dai outros benefícios sem contribuição surgiram, os recursos foram desbaratados e CPIs foram criadas.   
O compromisso com as gerações foi substituído pelo compromisso com o ralo.
Disso se aproveitaram os caloteiros públicos que inexistiam e surgiram como formigas debaixo da terra, vorazes em não pagar a sua contribuição nem a recolhida dos servidores. Praticavam a apropriação indébita que levou muitos prefeitos para a cadeia. Mas os caloteiros privados, as cigarras, flanando e cantando a uma voz afinada com os políticos, passaram a pedir financiamento, refinanciamento “ad nauseum”, com ampliação de prazo inicialmente em cinco, dez e vinte anos, com dispensa de juros, mora, correção, etc. Foram rolando dívidas, complicando as contas do INSS e chegaram até a revogar o delito da apropriação indébita em conluio com o Legislativo e o Judiciário.
O resultado de tudo isso é o constrangimento em que o Governo coloca os bons pagadores, que não discutem, apenas pagam, honrando as melhores tradições do compromisso social e da ética pública.
Sabemos que o tratamento dispensado aos caloteiros é parte da imundície do financiamento político, mas a nação degradada por este processo tem que reagir e clamar a todos os pulmões que as formigas e as cigarras sejam dizimadas.
Os compromissos da Previdência cresceram.  O bônus demográfico está reduzindo a capacidade de pagamento do INSS e produzindo déficit, agravado principalmente pela baixa qualidade de gestão do financiamento que há anos não é controlada e avaliada por instituições como o TCU - Tribunal de Contas da União. O aumento dos programas de milhagem para os caloteiros em detrimento da cultura de pagamento de 80% dos empresários está no conjunto de todos os desencontros do financiamento: calote (refis), renúncia, desoneração, sonegação, evasão, não fiscalização, não cobrança, não recuperação de crédito, entre outros.
Os caloteiros que conseguiram se livrar da apropriação indébita conseguiram reduzir também de 10 para cincos a decadência da contribuição, o que implicou em perdas de R$ 250 bilhões no caixa do INSS. Conseguiram ainda que o TCU não divulgasse mais a lista dos caloteiros, que deveriam ser execrados pelo mau que fazem a natureza humana.
(*) Paulo César Régis de Souza é Vice-Presidente Executivo da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social-ANASPS


*Artigo publicado no dia 25 de agosto de 2014, no jornal Estado de São Paulo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

O relatório sobre a gestão da Previdência esquecendo a receita

Por Paulo César Régis de Souza (*)
Poucas pessoas tomaram conhecimento e leram o relatório do Tribunal de Contas da União sobre as contas da Presidenta Dilma Rousseff em 2013. É um documento de quase mil páginas, denso, que detalha e analisa o que o Tribunal chama de governança de cada setor da administração federal.
Eu que tenho sido um crítico ácido da ação do TCU, nos últimos tempos voltadas para as prefeituras, os bolsistas da CAPES, os desmandos do DNIT e varejão das aposentadorias dos servidores públicos, omitindo-se em setores críticos como os empréstimos a governos anti-democráticos, Petrobrás, Eletrobrás, BNDES, BB, Caixa, contratos superfaturados de obras , desmandos nas áreas de transportes, rodovias, saúde, educação, receita federal (refis, renúncias e desonerações, incentivos , etc.), devo, por oficio e respeito aos trabalhadores do TCU, reconhecer o trabalho profissional executado na elaboração dos relatórios setoriais das contas da Presidenta Dilma.
Li com muita atenção o capítulo sobre Previdência e Assistência Social que compõe o que se chama Proteção Social.
Deixo de lado a Assistência Social que é bancada pelo orçamento fiscal e paga por todos os contribuintes. Nas sociedades contemporâneas, são desejáveis políticas públicas compensatórias de combate à fome e a miséria, de preferência, sem proselitismo, exigindo-se contrapartidas dos beneficiários.
Volto-me para a Previdência Social para a qual as empresas (não se sabe até quando) e os trabalhadores pagam contribuições definidas para benefícios definidos que se transformam em aposentadorias e pensões.
Em principio, supõe-se a existência de uma matriz atuarial contributiva para assegurar um beneficio que, em tese, represente pelo menos 70% do salário em atividade. Prevê-se que, para assegurar um padrão mínimo de dignidade, este beneficio não sofra desvalorização e acumule imensas perdas, como no caso da iniquidade brasileira. A aposentadoria não é um favor do Estado, não é um beneficio assistencial de salário mínimo. É um direito do cidadão que trabalhou, contribuiu um contrato social ou um pacto social entre gerações, no qual a mão grande do governo deveria ficar distante. Mão grande e criminosa.
Há entre supostos especialistas em previdência o complexo vira lata de enxergar distorções apenas nos benefícios previdenciários.  Acham tudo errado na despesa com benefícios e tudo certo na receita previdenciária. No mínimo, permitam-me um termo duro: são os ignorantes, vassalos de um empresariado que sonha em contribuição zero para a previdência, como no Chile. A substituição da contribuição sobre a folha para uma alíquota no faturamento foi um passo. Enganam-se os que pensam que o custo Brasil está no INSS.
O relatório do TCU nos surpreende pela riqueza de detalhes sobe a governança administrativa do INSS, despojado, arruinado e distanciado de sua receita. “São gritantes as distorções identificadas na área de recursos humanos e nos “sistemas transacionais”, constatando o TCU que inexiste uma política de pessoal e que há fragilidades na infraestrutura e nos sistemas de informação “Causa preocupação a política de pessoal do INSS” é a leitura da contundente análise que aponta para um pequeno grupo de 6 mil servidores, dos 39.392, que concederam 80% dos benefícios jun de 2012 e mai de 2013. Além do que 26% do efetivo estão usufruindo abono permanência, e teimam em continuar pelo temor de perder40% de seus salários.  
Enquanto as observações sobre a atividade fim se mexem em todas as direções críticas ao alcance dos “sticks”, sofisticando os radares e sonares de cada atividade, inclusive a tecnológica, o relatório menciona que “o déficit não tem diminuído e que a principal causa desse déficit encontra-se no RGPS rural, deficitário em R$ 74,2 bilhões” em 2013. E dispara que “o déficit atingiu 1,0% do PIB, sendo que a clientela urbana apresentou superávit de 0,5% do PIB e a clientela rural foi deficitária em 1,5% do PIB”. Mais ainda: em 2013, a arrecadação teve incremento de 0,1% do PIB enquanto a despesa aumentou sua relação com o PIB em 0,2%. Em nenhum momento, ousa esquadrinhar o esfarelamento da receita, às voltas com renúncias, desonerações, refis, sonegação, evasão, não fiscalização, não cobrança e não recuperação de crédito.
Com o Executivo anestesiado e imobilizado pela campanha eleitoral, o Legislativo mergulhado no esforço de renovação da Câmara e do Senado, no “salve-se quem puder” e o Judiciário distante de ser acionado e assistindo a detetoriaçao da função de gestão pública, resta-nos a esperança idílica de sonhar que o ideário de Eloy Chaves sobreviva a tudo isso.

(*) Paulo César Régis de Souza é Vice Presidente Executivo da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social-ANASPS.