quarta-feira, 27 de agosto de 2014


Ministro da Previdência participa da abertura do seminário em Natal. (Foto: Fabiana Bagdonas)
-Durante a abertura do II Seminário Internacional: As tendências da seguridade social no Brasil e em Portugal, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho destacou que a Previdência já vem se preparando para o futuro próximo, quando o Brasil enfrentará uma mudança no perfil demográfico de sua população. Ele também falou sobre a importância da seguridade, sobretudo em períodos como o atual, quando o mundo ainda sofre os efeitos de uma crise econômica que atingiu com maior intensidade a Europa.



O segurado que não fizer a renovação de senha poderá ter o benefício suspenso

INSS informa que dos 31,1 milhões de benefícios ativos, 29 milhões já realizaram a renovação de senha/fé de vida. Até o mês de agosto de 2014, dois milhões de beneficiários não compareceram aos bancos pagadores de seu benefício para realizarem a renovação de senha/fé de vida.
As instituições financeiras pagadoras de benefícios têm até o dia 31 de dezembro de 2014 para finalizar a comprovação de vida e renovação de senha de beneficiários do INSS que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético . Os segurados que não realizarem a prova de vida terão o benefício suspenso.
A renovação de senhas e prova de vida é obrigatória e deve acontecer anualmente. As instituições financeiras pagadoras de benefícios estão realizando esse procedimento desde maio de 2012. Como é a primeira vez que este processo está sendo realizado, o INSS prorrogou o prazo até dezembro deste ano para as instituições bancárias concluírem essa renovação.



componentes. Novos conselheiros se reúnem pela primeira vez

A Câmara de Recursos da Previdência Complementar (CRPC) tem nova composição. Nesta quarta-feira (20), presidida pelo secretário-adjunto de Políticas de Previdência Complementar, José Edson da Cunha Júnior, a CRPC realizou sua primeira reunião com os novos componentes.
No encontro, foram sorteados eletronicamente e distribuídos dez processos. O novo presidente falou da importância do órgão colegiado. “Temos uma grande responsabilidade e a expectativa é de que façamos um grande trabalho”, afirmou Edson Cunha.





Índice de resolutividade da Ouvidoria é de aproximadamente de 99%

Mano Barreto, ouvidor-geral da Previdência Social, esclarece a oportunidade que a Ouvidoria oferece aos gestores (Foto: Nicolas Gomes)

A Ouvidoria-Geral da Previdência Social (OUGPS) comemorou em 20.08   16 anos de funcionamento. O principal motivo para celebrar a data é o índice de resolutividade de aproximadamente 99%. Desde sua criação, em 1998, foram solucionadas, aproximadamente, 2,591 milhões de manifestações das 2,619 registradas. Apenas em 2014, até o final de julho, já foram recebidas mais de 100 mil novas demandas.
“Quando o cidadão registra uma manifestação junto à Ouvidoria, ele está oferecendo ao gestor a oportunidade de avaliar e, portanto, também de melhorar a própria gestão. Mais do que uma reclamação ou uma denúncia, o que é o cidadão efetivamente quer é que os serviços sejam prestados com qualidade”, esclareceu o ouvidor-geral da Previdência Social, Francisco Mano Barreto.
Além das inúmeras manifestações diárias, a Ouvidoria está constantemente envolvida em projetos que visam aperfeiçoar o serviço público prestado. Está sendo modernizado o Sistema de Ouvidoria, o SOUWeb, na versão 2, que possibilitará a interação simultânea de vários sistemas corporativos e bancos de dados da Previdência Social, otimizando a resolutividade da demanda.


Leia mais no GEX ANASPS nº 647, de 27.08.2014

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