Ministro da Previdência participa da abertura do
seminário em Natal. (Foto: Fabiana Bagdonas)
-Durante a
abertura do II Seminário Internacional: As tendências da seguridade social no
Brasil e em Portugal, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho
destacou que a Previdência já vem se preparando para o futuro próximo, quando o
Brasil enfrentará uma mudança no perfil demográfico de sua população. Ele
também falou sobre a importância da seguridade, sobretudo em períodos como o
atual, quando o mundo ainda sofre os efeitos de uma crise econômica que atingiu
com maior intensidade a Europa.
O segurado que não fizer a
renovação de senha poderá ter o benefício suspenso
INSS informa que
dos 31,1 milhões de benefícios ativos, 29 milhões já realizaram a renovação de
senha/fé de vida. Até o mês de agosto de 2014, dois milhões de beneficiários
não compareceram aos bancos pagadores de seu benefício para realizarem a
renovação de senha/fé de vida.
As instituições
financeiras pagadoras de benefícios têm até o dia 31 de dezembro de 2014 para
finalizar a comprovação de vida e renovação de senha de beneficiários do INSS
que recebem seus benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou
cartão magnético . Os segurados que não realizarem a prova de vida terão o
benefício suspenso.
A renovação de
senhas e prova de vida é obrigatória e deve acontecer anualmente. As
instituições financeiras pagadoras de benefícios estão realizando esse
procedimento desde maio de 2012. Como é a primeira vez que este processo está
sendo realizado, o INSS prorrogou o prazo até dezembro deste ano para as
instituições bancárias concluírem essa renovação.
componentes. Novos
conselheiros se reúnem pela primeira vez
A Câmara de Recursos da Previdência
Complementar (CRPC) tem nova composição. Nesta quarta-feira (20), presidida
pelo secretário-adjunto de Políticas de Previdência Complementar, José Edson da
Cunha Júnior, a CRPC realizou sua primeira reunião com os novos componentes.
No encontro, foram sorteados eletronicamente
e distribuídos dez processos. O novo presidente falou da importância do órgão
colegiado. “Temos uma grande responsabilidade e a expectativa é de que façamos
um grande trabalho”, afirmou Edson Cunha.
Índice de resolutividade da Ouvidoria é de aproximadamente de 99%
Mano
Barreto, ouvidor-geral da Previdência Social, esclarece a oportunidade que a
Ouvidoria oferece aos gestores (Foto: Nicolas Gomes)
A Ouvidoria-Geral da Previdência Social
(OUGPS) comemorou em 20.08 16 anos de funcionamento. O principal motivo
para celebrar a data é o índice de resolutividade de aproximadamente 99%. Desde
sua criação, em 1998, foram solucionadas, aproximadamente, 2,591 milhões de manifestações
das 2,619 registradas. Apenas em 2014, até o final de julho, já foram recebidas
mais de 100 mil novas demandas.
“Quando o cidadão registra uma manifestação
junto à Ouvidoria, ele está oferecendo ao gestor a oportunidade de avaliar e,
portanto, também de melhorar a própria gestão. Mais do que uma reclamação ou
uma denúncia, o que é o cidadão efetivamente quer é que os serviços sejam
prestados com qualidade”, esclareceu o ouvidor-geral da Previdência Social,
Francisco Mano Barreto.
Além das inúmeras manifestações diárias, a
Ouvidoria está constantemente envolvida em projetos que visam aperfeiçoar o
serviço público prestado. Está sendo modernizado o Sistema de Ouvidoria, o
SOUWeb, na versão 2, que possibilitará a interação simultânea de vários sistemas
corporativos e bancos de dados da Previdência Social, otimizando a
resolutividade da demanda.
Leia mais no GEX ANASPS nº 647, de
27.08.2014
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