segunda-feira, 11 de novembro de 2013


O representante da OISS no Brasil, Baldur Schubert, participou do XIV Congresso de Medicina “Resgatando 50 anos de História” em Pelotas, Rio Grande do Sul. Este evento foi realizado pela Associação Turma Médica de 2014 da UCPEL (Universidade Católica de Pelotas) do dia 28 de outubro a 1 de novembro. O tema em debate no dia 28 de outubro foi “Especialidade: Saúde Coletiva”, e Schubert palestrou o subtema “Saúde no Brasil: os últimos 50 anos”.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Prezados,

Foi cancelada, por falta de quorum, a reunião da Comissão de Consolidação da Legislação Federal, Regulamentação de Dispositivos da Constituição Federal e Direito de Greve dos Servidores Públicos que estava prevista para hoje (07/11) às 11h30.
Deste modo, foi convocada reunião da Comissão para o dia (20/11), às 15h.

Reuniões Deliberativas das Comissões:

Dia 05/10 – Terça – Feira:

Câmara dos Deputados:

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC):

Verbas Indenizatórias:

O parecer do relator, deputado Fabio Trad (PMDB/MS), recomendando a aprovação da PEC271/2013 (item 57), de autoria do deputado Augusto Carvalho (PPS/DF), que acrescenta o art. 37-A na Constituição Federal dispondo sobre o valor das verbas indenizatórias pagas aos servidores públicos da União.
Resultado: A matéria foi aprovada.
Tramitação: O texto seguirá à Comissão Especial a ser instituída pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.




Previdência

Câmara dos Deputados

Regime Geral de Previdência Social

Autor: Alexandre Toledo - PSB/AL.
Data de apresentação: 7/11/2013
Ementa: Institui o Comitê de Revisão da Dívida Previdenciária dos Municípios para promover o encontro de contas entre débitos e créditos previdenciários dos Municípios e do Regime Geral de Previdência Social.



Serviço Público / Administração Pública

Câmara dos Deputados

Cotas em Concursos Públicos

Autor: Poder Executivo.
Data de apresentação: 7/11/2013
Ementa: Reserva aos negros vinte por cento das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.
Os servidores estão abandonados à sua própria sorte, Dilma pune servidores

Por Paulo César Régis de Souza (*)
A Presidente Dilma adotou a posição mais cômoda para não se indispor com os servidores, especialmente no ano eleitoral de 2014. Parcelou os aumentos de forma que em 2014 a maioria das categorias sabe antecipadamente quanto lhes cabe receber. Parece que tirou da cartola uma solução mágica que seus antecessores, por ignorância ou incompetência, não pensaram em fazer. Também não sei se o procedimento é legal.
Não cabe discutir se os aumentos foram justos, se foram repostas as perdas salariais dos servidores e corrigidas as amplas distorções que persistem na política (?) de Recursos Humanos-RH do governo federal.
Pela Lei de Diretrizes Orçamentárias –achincalhada no Parlamento – e pela Lei de Orçamento de 2014, não há espaço para aumento para os servidores, salvo os já concedidos, o que para nós é muito ruim.
Pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LC n°96, de 32.05.1999) o Executivo teria como proceder sem qualquer temor. Isto porque os dados do STN/MF e da SEGEP/MP indicam que a relação entre Despesa com Pessoal e Receita Corrente Líquida da União foi de 16,3% em 2012 para um teto de 50%. Entre 2003 e 2012 oscilou, no pico em, 19,93% em 2000 e na baixa, em 15,7% em 2006. Em 1995, antes da LRF, foi de 29,8% e foi declinando até 18,8% em 2002. Não se sabe, entretanto, se na Despesa de Pessoal estão às despesas com temporários, terceirizados, estagiários, e ativos e inativos do GDF.
Para trás ficaram os passivos. A inflação de 2003 a 2012, segundo o Banco Central, foi de 76,6%. Quem recebeu menos, já perdeu.
A política de RH de Dilma difere da de Lula, que puniu milhões de pessoas com a reforma da previdência, que acabou com direitos sociais e conquistas constitucionais, com aval do Supremo e que tem na contribuição do inativo uma excrescência.
Os servidores amargam há quase 16 anos uma política que não premia o mérito, não valoriza a pessoa humana e não dignifica o cidadão.  
A exclusão e o banimento dos mais pobres e humildes de um largo conjunto de atividades que desempenhavam no setor público e que foram terceirizadas, favorecendo grupos privados, que na maioria das vezes, não pagam os benefícios sociais e são contumazes sonegadores da Previdência Social. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

ISSA reúne-se com os presidentes brasileiros para celebrar o Programa Bolsa Família

O 10 º aniversário do Programa Bolsa Família foi comemorado em todo o através de um evento internacional organizado pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília, no dia 30 de outubro.
A ISSA foi representada pelo Secretário Geral, Hans-Horst Konkolewsky, que transmitiu a mensagem de felicitações da Associação, após anunciar o primeiro prêmio ISSA de Excelência em Segurança Social para o governo brasileiro para o Bolsa Família.
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva discursou no evento, assim como a Ministra do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
O prêmio será apresentado no Fórum Mundial de Seguridade Social da ISSA no Qatar de 10 a 15 de novembro.

Para saber mais sobre a ISSA, acesse: http://www.issa.int/